Governo de Rondônia
16/04/2024

EVENTO

Estado de Rondônia realizará 1º Workshop de Arranjos Produtivos Locais

27 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A utilização de sementes para geração de renda é uma das iniciativas para se criar um Arranjo Produtivo Local

Estão abertas as inscrições para o 1º Workshop de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que será realizado em Porto Velho, nos dias 8 e 9 de julho. O evento está sendo organizado pela Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

Segundo Marcus Cardoso, coordenador de Micro e Pequenas Empresas, EPP, MEI, Associações e Cooperativas, Rondônia tem grande potencial de produção agrícola e industrialização, e essas oportunidades de negócio tanto do pequeno produtor quanto do grande empresário na indústria precisam ser conectadas.

“O café na nossa primeira refeição do dia, por exemplo, teve que passar por inúmeras iniciativas: o pequeno produtor precisou colher o café, a cooperativa teve que industrializar, o empresário teve que comercializar e as instituições públicas tiveram que fomentar incentivos fiscais, leis e decretos. É possível gerar nova economia com os grãos sendo utilizados, também, pelo pequeno empreendedor artesão. Temos aqui um exemplo de uma possível APL do café”, explica Marcus.

O workshop contará com palestras sobre o mapeamento e a atuação dos APLs e oficinas de estudo e proposição de diretrizes para o desenvolvimento desses arranjos. Os objetivos são orientar o reconhecimento e a homologação atualizada dos APLs do Estado, discutir as condições de produção e as necessidades de intervenção e apresentar as diretrizes de desenvolvimento para os APLs reconhecidos.

O evento será realizado no auditório da Reitoria do Ifro, em Porto Velho e será aberto para todos profissionais que atuam com as políticas de desenvolvimento regional no Estado, como integrantes de Secretarias estaduais e municipais, dos órgãos de assistência técnica e pesquisa (como a Emater e a Embrapa), de instituições de ensino, como Ifro e Unir e demais entidades, como sindicatos e associações.

As inscrições seguem até o dia 3 de julho e podem ser realizados no seguinte endereço: https://www.even3.com.br/wapl/

Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (69) 2182-9613 (Ifro) ou através do Clébio Billiany e Marcus Vinicius pelo telefone (69) 3212-9906 (Sedi).

Leia mais:

 Servidores da Superintendência de Desenvolvimento e Infraestrutura recebem capacitação para elaboração e gestão de projetos

 Fomento ao agronegócio e fortalecimento da segurança pública são temas debatidos pelo governador Marcos Rocha em missão no Peru


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Devanil Júnior
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Economia, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo