DRIVE-THRU

Rondônia recebe reconhecimento em nível nacional como um dos estados que mais testou para Covid-19

15 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Ampla testagem é considerada estratégia fundamental para controlar o avanço da Covid-19 e fez grande diferença no enfrentamento à doença

Primar pela saúde da população, esse tem sido o propósito do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desde o início da pandemia. O Poder Executivo Estadual não mediu esforços para adotar ações de enfrentamento à doença. Uma delas foi o formato drive-thru de testagem rápida, que faz parte do “Programa Mapeia Rondônia”, iniciado em junho de 2020, com a distribuição de 100 mil testes rápidos para detectar o coronavírus, comprados pelo Estado e distribuídos aos 52 municípios.

Além da Capital, o drive-thru ocorreu em algumas cidades como Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura, com o intuito de testar em massa a população. O Estado contou com a parceria da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Ação mobilizou milhares de pessoas dispostas a fazerem o teste rápido para detectar o coronavírus

A ampla testagem é considerada estratégia fundamental para controlar o avanço da doença, e fez grande diferença no enfrentamento à Covid-19.

A exemplo dos resultados obtidos em Ji-Paraná, onde foram realizados mais de 1.300 testes rápidos. Desse total, 111 testaram positivos e os pacientes logo passaram por avaliação médica, exame de eletrocardiograma e na ocasião já saíram com o kit para o tratamento da doença, mediante assinatura do termo de responsabilidade. A ação aconteceu simultaneamente em três locais do município. As equipes atuantes na ação seguiram todo o protocolo do Ministério da Saúde. Já em Cacoal, região do Café foram aplicados 589 testes rápidos.

Em Rolim de Moura, Zona da Mata, a ação foi dividida em duas frentes, com a realização de 460 testes, onde 64 pessoas apresentaram resultados positivos.

Não há dúvidas que esta ação ficará marcada na memória da Saúde Pública rondoniense, registrada pela fila quilométrica de veículos com pessoas dispostas a fazer o teste rápido para detectar o coronavírus, demonstrando o interesse por parte da população em unir forças com o Governo do Estado para atravessar tempos tão desafiadores.

Foi o que também ocorreu em Porto Velho, onde mais de mil testes foram realizados no drive-thru e, também, feita a distribuição de kits de medicamentos para casos positivos.

O drive-thru alcançou a população de alguns distritos da Capital. Em Extrema, foram 200 testes e em Vista Alegre do Abunã, 500 testes.

Os testes disponíveis não são exclusivos para as ações de drive-thru, conforme informações da Sesau. Alguns fazem parte das ações do “Mapeia Rondônia”, outros, do Ministério da Saúde.

MAPEIA RONDÔNIA

O Governo do Estado, em parceria com prefeituras realizou sete ações de testagem rápida, totalizando mais de 5.600 testes rápidos realizados no formato drive-thru. Sistema que é parte integrante do Programa, criado para avaliar o cenário epidemiológico de Rondônia. O Estado está na vanguarda nacional entre os que melhor trabalham com a população em busca de atendimento.

A estratégia de combate à propagação do contágio da doença só comprovam a força do Governo de Rondônia em atravessar tempos tão difíceis. Além das aplicações de testes rápidos, outras ações de grande relevância também ficarão marcadas na história da Saúde Pública rondoniense, oriundas da atual gestão.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Frank Néry e Leandro Morais