Governo de Rondônia
24/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Rondônia recebe terceiro encontro itinerário da Suframa com aprovação de mais de R$ 700 milhões em projetos para Amazônia

14 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião em Rondônia marca terceiro encontro itinerante da Suframa e definição de novos investimentos

 

O Estado de Rondônia sediou na manhã desta quinta-feira (14) o terceiro encontro itinerário de comemoração dos 50 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a 281ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Durante a reunião, o ministro substituto da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, anunciou novos investimentos para a região.

‘‘Estamos aprovando hoje para toda a região mais de 800 empregos, investimento de mais de R$ 700 milhões nos projetos aprovados que entram para a economia da Amazônia Ocidental’’, disse o ministro. Para o governador de Rondônia, a zona franca de Manaus é um modelo estratégico de desenvolvimento. ‘‘Eu faço a defesa desse modelo e vou brigar para que mantenham esses incentivos para nos ajudar no desenvolvimento, na infraestrutura e bons serviços para nossas populações’’, disse o governador Confúcio Moura.

A presença de Rondônia tem se fortalecido na Zona Franca de Manaus. ‘‘Essa é a segunda reunião seguida de aprovação de projeto de Rondônia. Na reunião passada foi uma empresa de Rolim de Moura e agora é uma de Ji-Paraná’’, disse o ministro. Segundo o superintendente de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), Basílio Leandro de Oliveira, a Zona Franca é fundamental para que a Amazônia continue atrativa para investimentos.

Governador de Rondônia Confúcio Moura e superintendente da Suframa Appio Tolentino defendem que incentivos tornam estados amazônicos competitivos

‘‘Nós entendemos que esse benefício fiscal gerado pela Suframa não é para proporcionar vantagem ou proteção para as indústrias da Amazônia, muito pelo contrário, é para proporcionar igualdade. É tão importante que quando se aventou a possibilidade de em 2022 não fosse renovado o incentivo da Zona Franca várias empresas manifestaram que tirariam a produção da Amazônia e isso fez com que renovasse os incentivos até 2072’’, considera Basílio.

É o que também reforça o superintendente da Suframa, Appio Tolentino. ‘‘A isenção é o meio que nós temos para nos tornamos competitivos porque vivemos em uma região inóspita, com uma série de barreiras ambientais e precisamos preservar a região, então para que possamos competir com outras regiões do Brasil precisamos desse incentivo como redutor de desigualdade’’, avalia Appio.

O modelo desenvolvimento na Zona Franca de Manaus também recebe reconhecimento pelos impactos em sustentabilidade. ‘‘Essa foi a melhor ação de compensação ambiental e de justiça existe do país e do mundo’’, afirma o governador de Rondônia. ‘‘E esse incentivo é a única maneira de preservar a Amazônia porque se não tivemos produção industrial, os habitantes vão derrubar a floresta. Esses incentivos são fundamentais para preservação da Amazônia’’, reforça Basílio.

No Amazonas, a Zona Franca de Manaus (ZFM) emprega 87 mil pessoas diretamente, mais de 450 mil empregos indiretamente e mais de 2 milhões de empregos fora da ZFM.”Queremos sair dessa coisa de só ser superintendência da zona franca de Manaus e ser esse agente de desenvolvimento econômico de toda a região da Amazônia Ocidental e Amapá”, garante o superintendente da Suframa.

Leia mais.

 Com rampas flutuantes, Porto Público de Porto Velho oferece mais segurança

 Suframa apresenta pontos atrativos da Zona Franca Verde de Comércio na Amazônia Ocidental

 Suframa inicia treinamento sobre Zona Franca Verde para técnicos do governo e setor produtivo de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo