Governo de Rondônia
29/03/2024

ESTRUTURAÇÃO

Rondônia reforça frota e fortalece regionais da Idaron em ação estratégica de avanço em defesa sanitária agrosilvopastoril

26 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Vice-governador de Rondônia, José Jodan, afirma que investimentos na Idaron vão proporcionar um melhor serviço de vigilância para garantir a sanidade do rebanho

O agronegócio é considerado o maior patrimônio de Rondônia, sendo o setor estratégico que levou o Estado a conseguir avançar na economia em meio a um cenário onde, pelo menos sete, unidades da federação declararam estado de calamidade financeira. Reflexo de um trabalho arrojado feito da porteira para dentro através de pecuaristas e agricultores, mas também das ações estratégicas do governo que na manhã de hoje (26) ganhou mais um reforço.

Em solenidade realizada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho e presidida pelo vice-governador, José Jodan, foram entregues 46 veículos ( 44 caminhonetes, 2 picapes e 2 barcos) que atenderão as oito regionais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).
Investimento de cerca de R$ 5 milhões provenientes do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa/RO).Também foram assinadas ordens de serviço para a construção de unidades da Idaron na regional de Ariquemes e Rolim de Moura e, ainda, a reforma das unidades de Espigão d’Oeste e Colorado do Oeste.
‘‘Tanto a estrutura quanto os veículos são importantes diante do trabalho árduo que fazemos nos 52 municípios. O reforço das atividades da Agência é para que haja, de fato, uma melhor condição para que os servidores possam prestar um serviço de melhor qualidade aos produtores e, assim, assegurar o nosso maior patrimônio de Rondônia, o nosso rebanho bovino’’, disse o presidente da Idaron Júlio Peres.

Foram adquiridos 46 veículos que serão distribuídos nas oito regionais da Idaron

‘‘Esses investimentos darão condições melhores para nossos servidores da Idaron prestar um serviço de inspeção e vigilância das nossas fronteiras. Assim, vamos cumprir nosso dever de casa e zelar pelo nosso maior patrimônio, cumprindo a missão de ter o nosso rebanho livre de aftosa sem vacinação’’, afirma Jodan.
A retirada da vacina contra a febre aftosa está prevista para ser totalizada até 2023 no Brasil, Rondônia e Acre integram o bloco I, ou seja, terão o desafio de serem os pioneiros, mas também a oportunidade de servir de referência no Brasil.
A medida deve trazer impactos positivos para a economia, sendo uma ação estratégica do Brasil para conquistar mercados internacionais exigentes. E é para discutir essa estratégia que Rondônia recebe nesses dois dias a visita do diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Geraldo Marques de Moraes, que prestigiou a solenidade.
‘‘Rondônia é um importante parceiro do Mapa. Vencemos etapas e chegamos neste momento importante do Estado, estando no bloco I da retirada da vacina contra febre aftosa. E isso implica um série de condições. Hoje e amanhã estaremos aqui, junto com Acre, Amazonas e Mato Grosso, para avaliar, com base em indicadores, se há condições para dar esse passo’’, explicou. O diretor ainda parabenizou o Estado pelo investimento na estruturação do serviço de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril que vai fortalecer as ações de vigilância.
Leia mais.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo