Governo de Rondônia
19/04/2024

SAÚDE

Rondônia registra mais de 100 mil exames para Covid-19 e se mantém entre os estados que mais testam no país

20 de julho de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

100 mil testes foram realizados para detectar o novo coronavírus

Rondônia registrou mais de 100 mil testes realizados para detectar o novo coronavírus desde o início da testagem, em março deste ano, até a última quinta-feira (16), e se mantém entre os estados que mais testam no país.

No início do mês, quando alcançou a marca de 91 mil testes rápidos e sorológicos para detectar a infecção da doença, Rondônia foi destaque nacional, em uma emissora de televisão, ao se posicionar em 1º lugar no ranking de testagem para Covid-19.

Com as ações efetivas do governo estadual, Rondônia também é destaque quando o assunto é transparência. De acordo com o Portal da Transparência, no mês de abril, o Estado chegou a liderar o ranking com a melhor divulgação de dados da Covid-19, e se mantém entre os primeiros.

De acordo com o adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Nélio Santos, além do distanciamento social, a massificação da testagem é a única maneira de achatar a curva de disseminação do vírus. “Por isso, o Estado, por meio da Sesau, vem realizando drive-thru em vários municípios.  E nós, como já foi mostrado em rede nacional, somos o Estado que mais realiza testes por mil habitantes. Acreditamos que, dessa forma, é possível identificar a doença e tratar precocemente”.

Testes rápidos, por sistema drive-thru, ajudam a identificar e tratar positivados com coronavírus

Por meio de drive-thru, foram realizados 5.721 testes para detectar a Covid-19 em Rondônia.

BOLETIM 123

O último Boletim Covid-19, edição 123, divulgado na sexta-feira (17) pelo Governo de Rondônia, aponta que foram realizados testes em 103.249 pacientes, com um total de 29.117 casos confirmados, 17.983 curados e 686 óbitos.

LACEN

O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) é referência e responsável em realizar o diagnóstico de pacientes infectados com o coronavírus.

De acordo com a diretora-geral da unidade, Cicileia Correira, o Lacen tem a capacidade de realizar 1.500 testes diários, mas atualmente realiza 900 por causa da escassez de insumos no mundo todo devido a alta procura. “Essa pandemia afeta o mundo inteiro e, com isso, a procura por kits de extração, que é o kit que a gente utiliza para extrair o RNA viral para posteriormente fazer a amplificação desse vírus, é grande, o que gera uma deficiência deste insumo para a realização dos testes, um problema mundial. Mesmo assim, estamos entre os primeiros em número de testagem para a identificação do vírus”.

Desde os primeiros casos do novo coronavírus no Estado, o Lacen iniciou os trabalhos de forma intensa e reorganizou suas atividades, remanejando equipes de outros setores para fortalecer a rede de atuação direta ao enfrentamento da pandemia.

Leia Mais:

 Drive-thru em Vista Alegre do Abunã realiza 500 testes rápidos em população para detecção do novo coronavírus

 Governo realiza mais de 1.500 testes rápidos durante mais um drive thru em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Daiane Mendonça, Ésio Mendes e Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo