Governo de Rondônia
Sexta, 21 de fevereiro de 2020

AGRICULTURA

Rondônia Rural Show define atrações para o grande público

16 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

2 - rondonia-show-rural

Uma das maiores feiras de tecnologia e inovação no campo e no agronegócio em toda a região norte – a Rondônia Rural Show – será realizada de 21 a 24 de maio, no parque de exposições de Ji-Paraná. A entrada do público será inteiramente gratuita nos quatro dias de evento.

Faltando 40 dias para a abertura desta terceira edição, o Governo do Estado e instituições parceiras já definiram as principais atrações da feira, que promete muitas novidades ao produtor rural – alvo principal desse grande evento.

Antes, porém, no dia 29 de abril, a partir das 19 horas, no Rondon Palace Hotel, o governador Confúcio Moura abre o evento de lançamento oficial da feira para o público de Porto Velho.

2 - RONDONIA RURAL

E na semana seguinte, dia 9 de maio, a partir das 18h30, será realizado o lançamento da feira aos produtores de Ji-Paraná e região, também com a presença do governador, em evento programado para o Hotel Maximuss.

Atrações

Nesta terceira edição, o público pode se preparar para muitas novidades, algumas inéditas em feiras desse nível dentro do estado de Rondônia. Com entrada franca e estacionamento gratuito, as atrações estarão distribuídas nos pavilhões da agroindústria, das instituições e do artesanato.

Ao lado das grandes atrações – como a exposição de máquinas e equipamentos, exposição de animais, visitação de estandes, realização de palestras técnicas e de seminários, haverá uma série de novidades.

2 - EQUIPAMENTOSEntre os atrativos está a “vitrine tecnológica”, proposta para reunir, numa área de 1,5 hectare as principais culturas agrícolas disponíveis ao produtor, com as mais recentes pesquisas desenvolvidas nesse campo, guiadas através do “caminho da roça”.

Cerca de 300 estandes serão instalados para empresas de todo o estado apresentarem seus produtos, sem custo. Dezenas de agroindústrias familiares também irão marcar presença, apresentando o que de melhor está sendo produzido pelos pequenos agricultores rondonienses.

A feira também exibirá a “vitrine de cortes especiais”, com a presença dos chefs Bolinha e Kenzo, que irão fazer demonstrações ao público sobre o corte correto para carnes e peixes, além do preparo de receitas deliciosas, algumas inéditas.

Outra novidade será o desfile de modelos organizado por uma importante grife de moda carioca, que utiliza materiais típicos de Rondônia, como a pele de bois e do pirarucu, para confecção de itens do vestuário, como sapatos e bolsas.

Beneficente

2 - RRSNa praça de alimentação, além da variedade de pratos típicos, o destaque será a presença de voluntários da Apae – toda a renda com alimentação será revertida para a associação que trata de crianças excepcionais.

A feira também será o local escolhido para a entrega de títulos de regularização fundiária urbana e rural, a centenas de produtores da região, que aguardam há mais de dez, vinte anos, pela escritura definitiva de seus imóveis.

Produtores rurais também terão acesso direto às principais instituições de crédito rural e de fomento agrícola instaladas no estado – como o Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNDES, cooperativas de crédito e o Banco do Povo de Rondônia.

Entre as linhas de crédito que serão oferecidas estão o incentivo financeiro (Fedaf), acesso ao crédito (Pronaf, FNO, Finame), além da coleta e análise de propostas, e a concessão de descontos especiais ao produtor durante todo o evento.

 Híbridos

No campo da agricultura, serão exibidas novas variedades e híbridos, em diferentes culturas como soja, milho, arroz, girassol, sorgo, pasto, grama, feijão e leguminosas, e novas técnicas de cultivo e de irrigação. Destaque para a exposição da nova variedade clonal de café BRS Ouro Preto, desenvolvida especialmente para o solo e clima rondonienses.

Entre as máquinas e equipamentos, os produtores terão as principais novidades tecnológicas em pulverizadores, colheitadeiras, tratores, implementos e acessórios, em todas as marcas e modelos.

A feira terá ainda a escavação de viveiros de peixes para apresentação aos interessados no desenvolvimento da atividade de piscicultura. Na pecuária, espaço cativo para os bovinos de corte e de leite, e também para o rebanho de ovinos – com exposição, instalação, gestão de propriedade e concurso leiteiro.

A tecnologia com sustentabilidade será um destaque à parte, com abordagem sobre a produção de alimentos em unidades demonstrativas, produção com proteção e preservação de recursos naturais, demonstração de métodos de colheita, recomposição de matas ciliares e muito mais.

Números

2 - RRS 1Nesses três anos, a feira registrou alta. Na primeira edição, em maio de 2012, foram movimentados R$ 186 milhões em negócios. No ano seguinte, a movimentação saltou para R$ 244 milhões. Para o ano de 2014, a expectiva é de superar os anos anteriores.

A Rondônia Rural Show é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), em parceria com a Emater, Sedam, Idaron, Embrapa, Ceplac, Prefeitura de Ji-Paraná, Associação Rural de Rondônia (ARR) e representantes do comércio agropecuário do Estado.

Também são apoiadores diversas instituições – Sebrae, Simpi, Simpec, Facer, Fecomércio, Faperon, Sistema Fiero, Prefeituras e associações comerciais, Cresol, Fetagro, Sistema OCB e instituições financeiras – Basa, CEF, BB, Sicoob e Banco do Povo.

Conta ainda com o apoio do governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Informações no site www.rondoniaruralshow.ro.gov.br


Fonte
Texto: Sandro André
Fotos: Arquivo Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Habitação, Rondônia


Compartilhe