AGRONEGÓCIO

Rondônia Rural Show movimenta mais de cem milhões em propostas no primeiro dia

21 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio Moura incentiva recepciona ministro Neri Geller, da Agricultura; apresenta acesso a crédito e motiva o desenvolvimento de Rondônia durante a abertura oficial de evento do agronegócio

3 - documento

Pelo menos R$ 100 milhões em propostas já foram acolhidas no primeiro dia da 3ª Rondônia Rural Show, aberta oficialmente nesta quarta-feira, 21, no parque de exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná. A feira de tecnologias e oportunidades de negócios chega à terceira edição este ano, segue até sábado, 24, com entrada franca, e é destinada aos pequenos, médios e grandes produtores.

O governador Confúcio abriu oficialmente o evento fazendo um chamamento aos investidores, especialmente aos da agricultura familiar no sentido de providenciar as propostas financeiras e encaminhá-las às instituições financeiras que já estão instaladas no parque de exposições.

Para tanto, o governador anunciou facilidades de créditos, acesso a aquisição de fertilizantes e equipamentos agrícolas, implementos, veículos leves e pesados, dentre outras facilidades ao produtor rural, como o Cartão “Mais Sementes” – mais um benefício do governo do estado ao pequeno agricultor.

Cerimônia oficial

A cerimônia oficial de abertura da feira contou com a participação de autoridades federais, estaduais, municipais e religiosas. No primeiro momento houve as falas oficiais, em seguida ocorreu um culto-ecumênico e finalizou-se com assinaturas de convênios e termos de cooperações, entrega de cheques a produtores rurais provenientes de financiamentos já aprovados nesta edição da Rondônia Rural Show. Ao final da solenidade as autoridades percorreram as instalações do parque de exposições, incluindo a “Vitrine Tecnológica”.

3 - gov 1Num breve histórico, o governador Confúcio Moura disse que a implantação da Rondônia Rural Show foi criada a partir da vontade desta gestão governamental em melhorar e ampliar a qualidade produtiva do estado. “A feira nasceu voltada a atender e motivar a agricultura familiar, porém já cresceu e neste terceiro ano atende também aos médios e grandes produtores de todo o estado e região”, abreviou o governador.

3 - gellerO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA] Neri Geller, disse que Rondônia é o estado de vocação agrícola extraordinário. “O governo federal, por meio dos bancos oficiais, também incentiva essa vocação ao abrir linhas de créditos com taxas competitivas específicas para atender esta nova fronteira agrícola brasileira”, disse o ministro assegurando que as taxas praticadas pelos bancos oficiais [leia-se Basa, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal] são as menores e se tornam um atrativo aos produtores, especialmente aos da agricultura familiar.

Para o prefeito Jesualdo Pires [PSB] a Rondônia Rural Show já estimula grandes produtores a adquirir bens durante o evento. “A feira é para isso: atrair investidores e vender mais barato”, resumiu o prefeito, referenciando a participação de empreendedores do Cone Sul do estado na feira da tecnologia e oportunidades de negócios em Ji-Paraná.

Financiamentos

2  - chequeA atividade econômica de dona Deilde de Oliveira é a produção de leite na região de Jaru. Ela é uma das produtoras rurais que já foram contempladas com financiamento adquirido durante a Rondônia Rural Show. Dona Deilde recebeu um cheque simbólico no valor de R$ 121.362,76.

“Estou satisfeita porque só vou começar a pagar essa conta daqui a três anos. E ainda tenho sete anos para quitar o empréstimo”, declarou a sitiante, que pretende aplicar o dinheiro na aquisição de matrizes leiteiras e investir em benfeitorias na propriedade localizada na da linha 625 no distrito de Tarilândia, município de Jaru.

Ainda durante a Rondônia Rural Show o governador Confúcio Moura lançará oficialmente o Cartão Mais Sementes, já também conhecido como “Moeda Digital”. O cartão é mais um investimento do governo do estado ao produtor rural e deve beirar R$ 1 milhão. Com o cartão, o agricultor terá mais acesso à compra de produtos destinados à lavoura nas redes de lojas agropecuárias credenciadas. O limite do cartão dependerá do perfil dos agricultores.2 -cartao digital

A Feira

A Rondônia Rural Show é uma feira de tecnologias e oportunidade de negócios voltados ao setor agropecuário. A agricultura familiar foi o foco inicial dos organizadores, mas a feira que já recebe investidores, expositores e visitantes de todas as classes sociais e econômicas. A cada ano o evento se fortalece e o volume de negócios surpreende os organizadores.

Na primeira edição, o evento contabilizou R$ 186 milhões em propostas. No ano seguinte, em 2013, o montante saltou para R$ 294 milhões. Este ano, os organizadores esperam movimentação superior a R$ 350 milhões, em cerca de 200 estandes e mais de 350 bandeiras expositoras.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional Ji-Paraná
Fotos: Marcos Freire e Paulo Sérgio