Governo de Rondônia
18/03/2024

CIÊNCIA AGRÁRIA

Rondônia Rural Show se torna laboratório para acadêmicos; Ulbra implanta campo experimental na vitrine tecnológica

23 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Departamento de Agronomia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra) gerencia um campo experimental implantado pela instituição seguindo a proposta de transformar o parque tecnológico do agronegócio de Ji-Paraná em um laboratório permanente. As demonstrações dos experimentos em várias culturas e de solos ocorrem na vitrine tecnológica da Rondônia Rural Show, que inicia nesta quarta-feira (24) e termina no sábado (27).

Em visita do governador, foi informado que a proposta é transformar o parque tecnológico do agronegócio de Ji-Paraná em um laboratório permanente

Em visita do governador, foi informado que a proposta é transformar o parque tecnológico do agronegócio de Ji-Paraná em um laboratório permanente

Os acadêmicos, sob a orientação e supervisão de professores, estão cuidando das plantações de soja, café clonal BRS Ouro Preto, nove variedades de feijão, arroz e forrageiras, além de uma trincheira, onde será demonstrado aos visitantes tudo sobre as camadas do solo. Esta é a primeira vez que a instituição participa da Rondônia Rural Show diretamente com plantios. Nas edições anteriores, os acadêmicos aproveitaram mais em conhecimentos por meio de palestras e visitações.

“O espaço destinado à instituição na vitrine tecnológica é um benefício para a ciência”, comemora o coordenador do curso de agronomia, professor Valter Barbosa, que na semana passada recebeu o governador Confúcio Moura no campo experimental.

O parque tecnológico do agronegócio tem o objetivo de fomentar o setor produtivo a partir de pesquisas científicas, além de manter o evento anual da Rondônia Rural Show. “O que queremos é que essa nova área do governo doada pela prefeitura de Ji-Paraná sirva também para estudos científicos em benefício do desenvolvimento de Rondônia”, disse o governador Confúcio.

Na área de 50 hectares já estão instalados outros campos experimentais da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

Leia mais sobre a RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo