Governo de Rondônia
19/04/2024

Rondônia tem 286 inscritos no Enem para privados de liberdade

03 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

De acordo com a professora do Setor de Atendimento ao Apenado (Stea) da Secretaria de Justiça (Sejus), Irlei Rodrigues, estes números representam o avanço dos projetos de reinserção social desenvolvidos pelo Governo de Rondônia, em especial os voltados para a educação de detentos, e consequentemente a melhora na oferta de ensino nas unidades penitenciárias do estado.

40D16412-ED17-46B8-BB31-F2592F1A3BD7_1-prova

“Em três anos o Governo da Cooperação conseguiu triplicar o número de apenados participando do Enem. É o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo e que há algum tempo já vem gerando ótimos resultados, por exemplo, os reeducandos que estão fazendo faculdade. Alguns estão até no regime fechado, o que há alguns anos seria inacreditável”, comemorou a secretária de Justiça, Elizete Lima.

 

Em Porto Velho, o reeducando Joel Pereira de Araújo, que é monitorado eletronicamente através do uso de tornozeleira, afirma que dedicou os últimos três meses para se preparar para o exame. Esta já é a segunda vez que o apenado participa do Enem com o objetivo de entrar para a faculdade. Segundo ele, sua principal dificuldade é a redação. Caso seja aprovado, Joel já sabe o que vai estudar: Educação Física ou Veterinária. “A minha primeira opção é veterinária porque eu gosto muito de animais e sempre trabalhei em sítio, com gado e cavalo, mas se eu não conseguir vaga para esse curso, a segunda opção é Educação Física, uma área que eu também gosto muito”, disse.

Além da possibilidade de cursar uma faculdade, o Enem também possibilita a conclusão do Ensino médio e obtenção do certificado para os candidatos que forem aprovados.

Prova

A prova será feita em duas etapas, no mesmo formato do Enem tradicional, mas com questões diferentes da prova que foi aplicada em outubro. Nesta terça-feira (3) os reeducandos têm 4h30min para responder 90 questões sobre ciências humanas e ciências da natureza. E amanhã (4), terão 5h30min para fazer a redação e responder mais 90 questões sobre linguagem e matemática.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo