Governo de Rondônia
19/04/2024

SUSTENTABILIDADE

Rondônia vai à Conferência do Clima para mostrar que é estado sustentável

31 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio Moura no Fórum dos Governadores da Amazônia, no Acre

O governo de Rondônia vai à Conferência do Clima em Bonn, COP 23, na Alemanha, disposto a apresentar-se com clareza que o estado é parte da Amazônia, mas tem características próprias e tem compromisso com a sustentabilidade.

Outro tarefa que a delegação terá é apresentar homenagens ao governo alemão pelos investimentos feitos em Rondônia. “Os recursos têm sido importantes para o desenvolvimento de política públicas”, explica o coronel Vilson Sales, secretário estadual do desenvolvimento ambiental.

Diante da preocupação dos mercados consumidores com a pauta ambiental, segundo Sales, Rondônia pretende levar uma imagem positiva. “Vamos mostrar que temos produtos sustentáveis, como a soja, café, cacau, madeira e os minérios”, afirma o secretário.

A imagem da Amazônia, como uma região em que convivem a diversidade de sotaques, costumes e gastronomia, entre outros, será apresentada como forma de revelar melhor a  região ao mundo.

Segundo Domingues Júnior, superintendente estadual de Comunicação, há um grande desafio a ser superado em Bonn. “Vamos mostrar a verdadeira Amazônia para uma Europa que pensa que nos conhece”, argumenta.

Júnior acentua que a Europa vê a Amazônia como uma só. “Mas sabemos que não é assim. Somos muitos. Temos estados muito diferentes um do outro, com variados sotaques, costumes, gastronomia”, acentua.

O governador Confúcio Moura vê o momento oferecido aos estado amazônicos na COP 23 como ocasião propícia para que a região se firme com todo seu potencial. Segundo ele, o mundo inteiro usa a Amazônia como tema de discursos, mas não conhece os esforços que são feitos em favor da preservação e o custo que isto representa.

“Se quisermos ser conhecidos, temos que brigar bastante”, disse ele na reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rio Branco, ao convocar os colegas para que participem com empenho da COP 23, em Bonn.

Leia mais:

Governador Confúcio Moura diz que é preciso lutar para que a Amazônia seja conhecida e respeitada


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo