UNISP

Rondônia vai unificar atendimento à segurança pública com 19 Unidades Integradas

04 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Obras da Unisp estão em andamento em  Ji-Paraná

Obras da Unisp estão em andamento em Ji-Paraná

O governo do estado está investindo R$ 40 milhões na construção de 16 Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisps), sendo seis de grande porte, dez de pequeno porte e três subgrupamentos do Corpo de Bombeiros. As Unisps vão abrigar as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, o que vai facilitar o trabalho das instituições, principalmente com a troca de informações, já que nas Unisps de grande porte foram instituídas as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps).

Com a inauguração dos prédios das Unidades Integradas de Segurança o setor contará com uma nova estrutura de trabalho no combate ao crime em Rondônia. O governo está investindo também na renovação da estrutura tecnológica, com recursos da ordem de R$ 10.450 milhões em Tecnologia da Informação (TI).

Segundo o gerente de Planejamento da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado André Roberto Lima de Sousa, os investimentos que estão sendo feitos no setor irão contribuir com a melhoria das condições de trabalho dos servidores e, consequentemente, no atendimento à sociedade.

O delegado André Roberto disse que as Unisps estão sendo construídas conforme a necessidade de cada região. As unidades de grande porte estão sendo construídas em Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, além de Porto Velho que ganhará quatro, sendo que três delas estão em construção e uma outra já foi licitada para ser construída na região Norte da Capital.

Ainda estão em fase de construção dez Unisps de pequeno porte nos municípios de Buritis, Cujubim, Machadinho D´Oeste, Jaru, Ouro Preto D´Oeste, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste e Alvorada do Oeste. “Algumas obras estão praticamente prontas, a exemplo da Unisp de Colorado do Oeste, onde o prédio já está recebendo os acabamentos finais”, ressaltou o delegado André Roberto.

Três unidades de Subgrupamento de Bombeiro (SGB), estão sendo construídas. As unidades de Vilhena e Rolim de Moura foram concluídas. Em Ji-Paraná a obra está em andamento. “Assim que as obras forem entregues o próximo passo será a instalação dos sistemas de climatização, tecnologia da informação e mobília”, afirmou o gerente de Planejamento, observando que dos 19 prédios, sendo 16 Unisps e três Subgrupamentos, 18 serão entregues ainda neste ano.

NOVOS INVESTIMENTOS

O delegado André Roberto Lima de Sousa informou ainda que nos próximos dias terão início as obras da Unisp da região Norte de Porto Velho e de Nova Mamoré. Será construído também um novo prédio para o Instituto de Criminalística da Capital. Além do Núcleo de Criminalística (Nucrim) de Ariquemes, que será composto por Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC).

Prédio da Unisp de Colorado do Oeste  está na fase de acabamento

Prédio da Unisp de Colorado do Oeste está na fase de acabamento

Para o segundo semestre deste ano, está previsto o início das obras do 5° Batalhão de Polícia Militar de Porto Velho, que será construído na área da 5ª DP. Serão ampliados também o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) e o Comando de Operações Especiais (COE); e construção do 1° Batalhão de Polícia Militar, além do prédio onde irá funcionar o complexo de Delegacias Especializadas.

Segundo o delegado André Roberto destacou, que o fato de todas as delegacias especializadas funcionarem no mesmo local irá facilitar o trabalho das instituições policiais com a troca de informações de forma mais eficiente, propiciando maior agilidade na tramitação de documentos e melhor ambiente de trabalho, refletindo de forma positiva no atendimento ao cidadão.

DESTINAÇÃO DOS PRÉDIOS

Após a inauguração das Unisps, os prédios onde atualmente funcionam as Delegacias de Polícia em Porto Velho serão reformados e terão novos destinos, com o intuito de melhorar ainda mais a segurança pública na Capital, conforme informou o delegado André Roberto.

2° DP

– Irá funcionar uma Delegacia Especializada

5° DP

– Irá funcionar o 5° Batalhão de Polícia Militar

6° DP

– Irá funcionar a Base de Policiamento do 5° Batalhão

8° DP

– Irá funcionar uma Delegacia Especializada.

Governo, Infraestrutura, Justiça, Obras, Polícia, Rondônia, Segurança