PROJETO ESTRADÃO

Governo tem mais de 40 frentes de serviço na recuperação das estradas estaduais

17 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Corte de morro na RO-383, de Cacoal sentido Espigão D' Oeste.

Corte de morro na RO-383, de Cacoal sentido Espigão D’ Oeste.

Após o período de chuvas, o Governo de Rondônia iniciou a recuperação das estradas estaduais não-pavimentadas nos quarto cantos do estado. A manutenção das estradas ocorre por meio de 15 Residências Regionais do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), as quais atuam em mais de 40 frentes de serviços, com trabalhos de patrolamento, encascalhamento, abertura lateral, cortes de morros elevados e a eliminação de pontes velhas de madeira por tubos metálicos.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, explica que as 15 Residências Regionais foram instaladas em pontos estratégicos para dinamizar as ações do órgão. “Cada unidade do DER tem a responsabilidade de cuidar das estradas em sua respectiva regional, sendo que cada unidade atua com duas ou três frentes de serviços”.

Ezequiel Neiva afirma que a capacidade de atuação do DER cresceu em mais de 100% nos últimos seis anos. “O governador Confúcio Moura reativou três Residências Regionais e implantou outras quatro”, frisou Neiva, ao destacar o aumento da capacidade de atuação de 5 mil quilômetros para 12 mil km de estradas ao ano.

Porto Velho, segundo o diretor, tem frentes de serviço em na região de Nova Mamoré, em União Bandeirantes e na Estrada da Penal, sentido ao distrito de São Carlos. Colorado do Oeste e Rolim de Moura têm como serviço principal a recuperação da Rodovia do Boi. A Regional de Jaru trabalha na região do município de Governador Jorge Teixeira. Cacoal realiza corte de morro na RO-383, de Cacoal sentido Espigão, e Ouro Preto trabalha na Linhas 31 e 101. “Estes são apenas alguns exemplos de nossa atuação”, disse o diretor.

Residências Regionais do DER estão instaladas em: Extrema (Ponta do Abunã); Porto Velho; Ariquemes; Buritis, Machadinho; Jaru; Ouro Preto; Ji-Paraná; Rolim de Moura; Alvorada D’ Oeste; São Francisco do Guaporé; Cacoal; Pimenta Bueno; Colorado D’ Oeste e Vilhena.

Saiba mais:
Lançamento do Projeto Estradão 2016 marca início da recuperação das estradas estaduais de Rondônia

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Residência DER Cacoal