CLIMATIZAÇÃO

Sala climatizada impõe agasalho aos alunos do Lauro Benno

05 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunas da Escola Estadual Lauro Benno Perdiger

Colegas de sala desde as séries iniciais, cinco estudantes do 7º ano, turma B, período matutino, têm em comum não só a mesma idade: elas agora compartilham também do conforto de estudar em uma sala de aula recém-climatizada, da Escola Estadual Lauro Benno Perdiger, em Ji-Paraná. Os 1,4 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio já contam com as salas de aulas refrigeradas desde o começo desta semana. A climatização faz parte do programa do governo estadual denominado “Eficiência Energética”, que visa refazer e ampliar toda a rede de energia elétrica da escola favorecendo ampliações nos próximos 20 anos.

“Agora temos de nos agasalhar porque a sala fica gelada”, diz a estudante Letícia Bastos Santos, 12 anos. Colega de Letícia, Yasmin Fernandes dos Santos disse que “nesse começo vamos ter mesmo que nos proteger do clima frio na sala até nos acostumarmos com essa novidade”.

“A proposta de climatizar as salas de aulas vem de muito tempo, mas agora é uma realidade e está agradando muito”, declarou a estudante Kamilli Emilli Juliatti da Silva, 12. Já Juliany Nayara L. da Silva avalia que, “com a sala refrigerada, a nossa concentração na aula é melhor”.

Para o secretário executivo regional, Romildo Pereira, a climatização do Lauro Benno faz parte da determinação do governador Confúcio Moura em climatizar todas as salas de aulas das escolas públicas rondonienses. “Nossa equipe deixou o colégio todo preparado. Só faltava a ligação da subestação por parte da companhia de energia elétrica”, explicou o secretário, que teve as equipes de servidores empenhadas nos serviços de restauração e ampliação da rede elétrica da escola.

“Aula com dois aparelhos de ar ligados em cada sala”, postou o diretor da escola Valmir Pereira da Silva, no início desta semana, em uma rede social pessoal,  assim que a subestação de energia foi ligada no colégio.

“Nossos alunos hoje estão felizes com o conforto e bem estar em sala. Eles já estão trazendo até blusas de frio”, disse o diretor Valmir, externando os agradecimentos pela climatização ao governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria Executiva Regional, equipe gestora, servidores e comunidade.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio