Governo de Rondônia
18/04/2024

ICMS

Sancionada lei que garante ao TCE-RO acesso a notas fiscais

07 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Para garantir ao Tribunal de Contas do Estado maior controle sobre compras públicas ou prestação de serviços sujeitas à incidência do ICMS, realizadas pela Administração Pública Direta e Indireta Estadual ou Municipal, no Estado de Rondônia, inclusive Poderes e Órgãos, o governador Confúcio Moura sancionou em 23 de dezembro do ano passado, a Lei 3.490, que institui a obrigatoriedade de consignar o número da inscrição do TCE-RO junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica na Nota Fiscal Eletrônica.

De acordo com o coordenador da Receita Estadual, Wilson César de Carvalho, atualmente o controle das notas fiscais é feito no Rio Grande do Sul, com acesso livre para o governo de Rondônia. Devido ao sigilo fiscal, houve necessidade da aprovação da lei, pela Assembleia Legislativa,  autorizando o TCE-RO a acessar, em ambiente nacional, o banco de dados de notas fiscais eletrônicas mantido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF) e baixar os arquivos referentes aos documentos fiscais que acobertarem as operações de fornecimento de mercadorias e serviços.

Com base no artigo 1º da  lei, todos os procedimentos licitatórios e os contratos celebrados deverão prever essa obrigatoriedade. Já o artigo 2º alerta que o  agente público que não observar as exigências e os procedimentos previstos estará sujeito às sanções previstas na legislação pertinente, além da aplicação pelo Tribunal de Contas de sanção pecuniária prevista em suas normas.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Governo, Legislação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo