POLÍTICA PÚBLICA

São Francisco do Guaporé discute Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais

20 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A população de São Francisco do Guaporé se reuniu nesta terça-feira (19) no Auditório da Câmara Municipal para discutir a proposta de Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais.

A política de Governança Climática e Serviços Ambientais tem por objetivo garantir a redução das emissões de gases do efeito estufa, adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e também, a valoração e valorização dos ativos ambientais do Estado, através de incentivo e pagamento por serviços ambientais e incentivos às ações de redução e emissão de gases de efeito estufa.

Antes das audiências públicas a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizou consultas públicas setoriais. Em Ji-paraná houve consulta com os povos indígenas e também com produtores rurais e agricultores familiares, em Machadinho d’Oeste com a comunidade extrativista e quilombolas e em Porto Velho com representantes do agronegócio e também com os comerciantes.

A Sedam espera que com a realização das Consultas e Audiências Públicas o projeto a ser formulado tenha importante valor na preservação ambiental, pois serão levados em contas todos os comentários e sugestões ouvidos durantes as reuniões, além das contribuições que estão sendo feitas online, através desse link.

Texto: Lívia Balbino Guimarães

Meio Ambiente, Sociedade