SEGURANÇA

São Miguel ganha o 11º Batalhão da Polícia Militar; unidade policial de fronteira atende toda região do Vale do Guaporé

11 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O foco é combater a criminalidade na região do Vale do Guaporé

Nesta segunda-feira (11), o governo de Rondônia colocou em atividade o 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em São Miguel do Guaporé. O governador Daniel Pereira atribuiu à capitã Ivanilce Almeida a função de comandar 160 policiais nesta nova unidade implantada. O decreto foi assinado em solenidade oficial na sede da antiga 4ª Companhia de Polícia Militar e tem o objetivo de combater a criminalidade na região do Vale do Guaporé obedecendo a nova política de reordenamento da estrutura militar rondoniense.

O maior desafio da comandante do 11º BPM é combater os tráficos de drogas e armas. “Encaramos essa missão com estratégias. Vamos integrar nossas ações com as polícias Civil e Rodoviária Federal e mais o contingente do Exército Brasileiro instalado em Costa Marques”, declarou a nova comandante que inicia as ações estreitando relacionamentos com os novos parceiros.

A capitã foi transferida a São Miguel do Guaporé precedente da unidade militar de Buritis, vinculada ao 7º Batalhão da Polícia Militar instalado em Ariquemes, do qual ela já foi subcomandante. “Nossa experiência em áreas conflituosas e alto índice criminal nos credencia a promover mais segurança em outra região a partir de agora”, disse a capitã, que em dois anos baixou do 145º para o 15º lugar a posição de Buritis no ranking nacional de violência.

A implantação do 11º BPM é considerado um dia histórico para a região, segundo o prefeito Cornélio Duarte. “É a garantia de que a população do Vale do Guaporé terá maior segurança”. A cerimônia oficial, que contou com participação de autoridades civis, militares e religiosa, seguiu o protocolo militar com honras às autoridades.

A criação do Batalhão atende a um anseio antigo da população

“Este batalhão militar é o nosso reconhecimento e valorização à mulher. É o fruto de sonhos dos policiais, da sociedade, de políticos da região. Aqui se promove a autoestima do cidadão”, disse o governador Daniel Pereira, ao falar sobre os avanços da segurança pública rondoniense e destacando ações específicas como a “Patrulha Maria da Penha”, unidade policial em Ji-Paraná responsável por agir diretamente nos casos de violência contra a mulher.

Ainda na cerimônia, o governador fez um apelo aos estudantes que prestigiaram o evento. “Não faltem às aulas. A educação, o ensino, o respeito ao professor e ao próximo são fundamentais para se tornarem cidadãos do bem”.

O secretário estadual de Segurança, Ronimar Jobim, explicou que para a instalação da unidade militar na região foi realizado um estudo de viabilidade. “Essa nova estrutura está dentro dos padrões do novo formato militar”, disse, destacando que há 20 anos a Polícia Militar não recebia remodelação.

A nova unidade militar abrange os municípios do eixo da rodovia BR-429 entre Alvorada do Oeste e Costa Marques mais o município de Urupá. A nova área é um desmembramento do perímetro de atuação, antes comandado pelo 2º Batalhão, com sede em Ji-Paraná. Na semana passada foi implantado o 10º Batalhão da Polícia Militar, em Rolim de Moura.