Governo de Rondônia
29/03/2024

CAPACITAÇÃO

Saúde bucal é discutida durante oficina do centro de especialidades da rede estadual, em Porto Velho

11 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos, gestores e profissionais debatem saúde bucal no estado

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), encerrou na sexta-feira  (8) o 2º ciclo da Oficina do Programa de Melhoria e da Qualidade (PMAQ) voltada para a gestão e promoção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no estado. Técnicos, dentistas, gestores ligados ao programa participaram dos debates, em Porto Velho.

A oficina foi realizada pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal em parceria com a Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) da Sesau,  e contou com a participação de Fernanda Wandencruck Godert, representante do Ministério da Saúde (MS); do professor Edson Hilan Lucena, da Universidade Federal do Maranhão; e de representantes de seis cidades de Rondônia que aderiram ao CEO.

De acordo com Fernanda Wandencruck, o objetivo é ampliar a adesão de municípios ao programa de saúde bucal do Ministério da Saúde, debater técnicas de gestão e o uso de ferramentas para aumentar o volume de recursos destinados ao CEO.

Fernanda ministrou palestra sobre avaliação externa, autoavaliação e indicadores. Segundo ela, quanto melhor avaliado, maior a possibilidade de ampliar o repasse de verba pelo Ministério da Saúde.

Inaugurado em fevereiro deste ano, o Centro de Especialidades Odontológicas está preparado para oferecer à população serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a pessoas com deficiência.

O CEO funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC) – referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia – e atende a pacientes através da regulação, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sílvio Gualberto disse que com a inauguração do CEO, o governo de Rondônia resgata uma dívida social

De acordo com o coordenador estadual, Sílvio Gualberto, que também é cirurgião-dentista, com a inauguração do CEO, o governo resgata uma dívida social muito grande com os pacientes com deficiência – não só aqueles com limitações físicas, mentais e ou sensoriais, mas também diagnosticados com doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes mellitus, HIV, o hipo e o hipertireoidismo, gestantes e idosos – que necessitarem de um atendimento especial.

No total, o CEO conta com três consultórios modernos. Todos equipados, voltados à assistência de maior complexidade. O funcionamento ocorre das 7h às 18h.

Todos os procedimentos que não puderem ser realizados pelo CEO são encaminhados ao Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). “São casos que necessitem de um apoio ou retaguarda de leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, afirma o secretário.

A primeira consulta deve ser feita na Unidade Básica de saúde, então o paciente é encaminhado para o CEO através do agendamento feito pela regulação. As consultas de retorno serão agendadas no próprio CEO garantindo a finalização do tratamento.

Leia Mais:

 Mais de 1.200 pacientes são atendidos em três meses no Centro Especializado de Odontologia, em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo