Governo de Rondônia
24/04/2024

NOVEMBRO AZUL

Saúde do homem é apresentada durante palestra no Porto de Porto Velho

13 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Francisca Odalice da Silva, coordenadora Estadual de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde

Em alusão ao mês do Novembro Azul foi promovida uma palestra sobre a “saúde do homem: da infância à velhice” aos funcionários do Porto de Porto Velho na manhã desta terça-feira, 13. A atividade atende a programação do Governo do Estado com ênfase na ampliação do olhar aos ciclos de vida, promoção e prevenção.

A coordenadora Estadual de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde (Sesau), Francisca Odalice da Silva, afirmou durante a palestra que em 2018 o Ministério da Saúde avaliou a necessidade de despertar e sensibilizar os homens para todos os cuidados com a saúde. “O câncer de próstata é o menor de todos os vilões. Os índices apontam que os acidentes de trânsito são os maiores causadores de morte de homens com idade entre 20 e 59 anos, seguido de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e em último lugar o câncer de próstata. Na região Norte, há maior incidência de câncer de pênis, seguido de mama, pulmão, rim e fígado. Em último lugar está o de próstata que geralmente acomete homens acima de 65 anos”, descreveu.

Segundo a enfermeira e coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência da SESAU, Francilene Alves de Miranda, os homens tem o hábito de negligenciar a própria saúde por preconceito ou medo. “O diagnóstico precoce, atestado pelos exames (PSA, Ultrassonografia e toque retal) determina as chances de cura. Os homens precisam ficar atentos a qualquer sinal de alteração no corpo e procurar uma unidade de saúde”, afirmou.

O advogado Hailton Alvarez de Aguiar relatou a descoberta do linfoma de Hodgkin

Durante a programação, o advogado Hailton Alvarez de Aguiar relatou a descoberta do linfoma de Hodgkin, em estágio inicial há oito anos. “Este é um dos vários tipos de câncer do sistema linfático. É agressivo se não for tratado logo no início. Foram diversas quimioterapias, radioterapias e hoje estou completamente curado”, narrou.

O dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, momento em que diversas instituições promovem a disseminação de informações com intuito de sensibilizar para a prevenção. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do homem no Brasil é de 71 anos.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo