Governo de Rondônia
26/04/2024

NOVEMBRO AZUL

Saúde do homem e câncer de próstata são temas de palestra no porto público de Porto Velho

27 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Os funcionários do Porto Público receberam na manhã desta sexta-feira, 24, a enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) Cleonilda Aparecida dos Santos, para ministrar uma palestra sobre a saúde do homem e os principais tipos de câncer que acometem os homens em alusão ao Novembro Azul.

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, momento no qual diversas instituições promovem a disseminação de informações com intuito de sensibilizar para a prevenção. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do homem no Brasil é de 71 anos. “Isso demonstra o quanto o homem não se preocupa com a própria saúde. Coloca tudo em primeiro lugar e relega esses cuidados consigo, muitas vezes até mesmo por medo ou preconceito do exame de toque”, explica Cleonilda.

Segundo o Instituto do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil, fica atrás apenas do câncer de pele, e se torna mais frequente nos pacientes com mais de 65 anos. “O diagnóstico precoce, atestado pelos exames (PSA, Ultrassonografia e toque retal) determina as chances de cura. É uma questão de saúde pública, uma vez que a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga. Fazer uma avaliação anual é extremamente importante”, alertou.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo