Governo de Rondônia
19/04/2024

GOVERNO

Saúde e educação serão pilares para a próxima gestão

13 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Reeleito com 419.928 votos, correspondente a uma porcentagem de 53,43% de aprovação popular, o Governador Confúcio Moura afirmou na manhã desta quarta-feira (12), durante entrevistas concedidas a TV Allamanda e TV Meridional que diante a confiança depositada dobrou a sua responsabilidade.

“Prometemos muitas coisas ao povo e agora é a hora de falar como vamos fazer. Me candidatei para completar o que não pude durante esta primeira gestão. O Estado é grande, são 1.200 km de fronteira com a Bolívia e inúmeros os desafios, mas agora tenho velocidade para dar uma resposta satisfatória e os meios necessários para buscar recursos em Brasília ”, ressaltou Confúcio para a apresentadora do programa Allamanda em Revista, Meiry Santos.

Governador Confúcio Moura durante entrevista à jornalista Meiry Santos

Governador Confúcio Moura durante entrevista à jornalista Meiry Santos

Um dos clamores da população é a saúde, que de acordo com Confúcio, é um problema que afeta todo o país. Em Rondônia, a violência no trânsito gera a superlotação do único hospital de Emergência e Urgência do Estado. Cerca de 90% das vítimas de acidentes da capital são levadas para o João Paulo II.

O papel do governo é encontrar mecanismos de respostas para atender estas demandas, não apenas para o caso do hospital de Emergência e Urgência como também das consultas e dos exames. O Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro), com quatro pavimentos e 306 leitos terá capacidade para atender mais do dobro de pacientes que o JP II.

Tv-Allamanda (18)

Com pouco mais de um ano previsto para sua entrega, o Heuro é projetado para comportar a demanda da saúde para os próximos 50 anos e contará ainda com a equipe de salvadores de vida, que são os médicos que atualmente tende na unidade de Emergência e Urgência. Esta é uma das ações previstas, o pacto firmado por Confúcio com população. “Tudo que falei para a área da saúde durante a campanha irei atender”, reafirma o compromisso.

Existe ainda a intenção de polarizar o atendimento especializado em saúde nas principais cidades do eixo da BR, como Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, garantindo o direito que a constituição dá ao cidadão em todo o Estado.

Educação

A entrega recente da escola Murilo Braga, a implantação do projeto de tempo integral, são algumas das ações para a educação. Mas ainda assim, de acordo com Confúcio “não basta um prédio bonito, é necessário bons professores e indispensável uma política nacional de valorização”.

Para ele não se trata de promessas ou discursos, pois educação de qualidade não se faz em quatro anos. “Cada governo avança um degrau e faz a sua parte, mas pretendo dentro da minha realidade financeira melhorar a situação dos professores”, afirma o Governador.

Governador Confúcio Moura e a jornalista Cristiane Lopes

Governador Confúcio Moura e a jornalista Cristiane Lopes

Durante reunião convocada pela Presidente Dilma com os candidatos a governadores, em Brasília ele propôs a criação de um programa nos moldes do Mais Médicos para a educação, o Mais Professores.

Segurança

Através de dados da Policia Civil, o Governo pretende reduzir os índices de crimes nas regiões de Ariquemes e Porto Velho, principalmente os de atentados contra a vida que colocam o Estado na 14ª posição no ranking de mais violentos, com meta para chegar a 20ª posição, reduzindo os índices de criminalidade.

Do efetivo da policia, muitos estão se aposentando, por tempo ou por doença e há a necessidade de renovação. O concurso previsto para o próximo ano com cerca de duzentas vagas terá agora 500, visando justamente suprir a necessidade.

Porém para Confúcio é necessário que estes futuros profissionais passem por intenso treinamento preparando-os “para que seja m cidadãos que protejam o cidadão e não que o ameace”, assegurou o Governador à apresentadora Cristiane Lopes, do Rondônia Urgente (Band).

Tv-Meridional Band (2)

O sistema de vigilância eletrônica realizado através de câmeras nos principais cruzamentos e pontos com alto índices de violência nas cidades do Estado é outro projeto que Irã assegurar índices satisfatórios, garante Confúcio.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Romeu Noé
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo