Governo de Rondônia
Domingo, 17 de dezembro de 2017

Gestão Orientada para Resultados

Governo do Estado de Rondônia

A implementação do modelo de Gestão Orientada para Resultados é parte essencial do processo de Modernização da Gestão Púbica e fundamental dinamizador do Escritório de Gerenciamento de Programas e Projetos – EGPP.

Representa uma medida expressiva no âmbito da governança visando melhores resultados na atmosfera administrativa do setor público. Inaugura a utilização da nova plataforma de monitoramento e Avaliação das ações governamentais, o Sistema de Gerenciamento de Programas e Projetos – SGPP, além de incorporar instrumentos de mensuração (indicadores de processo e de resultados) e conceitos adequados ao universo das políticas integradas.

Mais do que a simples incorporação de novos métodos e procedimentos, o novo modelo compreende a internalização da cultura do planejamento estratégico e o acompanhamento dos programas, projetos e ações, de modo contínuo.

 

Pensamento Sistêmico 

Na concepção geral do modelo, as transformações devem ocorrer desde o modo como se formula as ações governamentais, até o modo como as avalia. Em suma, equivalente a um circuito dinâmico, as ações percorrem dentro de um contexto organizado (no formato de pensamento sistêmico), onde perpassam pelas diversas áreas afins, orientando-se pelo resultado.

Da perspectiva dos gestores públicos, todos os esforços se dão em prol das ações atingirem status de rede, estabelecendo uma teia de relações, de modo que as informações se transformem em iniciativas.

Isto é, de forma integrada, os gestores são condicionados a pensar e (inter)agir em rede, trabalhando suas ações afins de forma transversal, sempre com foco nos resultados que o Estado deseja atingir.


Compartilhe


Twitter
Facebook
Youtube