Governo de Rondônia
Quinta, 14 de dezembro de 2017

Perspectivas

Governo do Estado de Rondônia
  • MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

Para alcançar a visão de “ser referência em gestão por resultados, sustentabilidade e cidadania plena”, é imprescindível que o governo de Rondônia avance no movimento de renovar e inovar o funcionamento da Administração Pública. Para tanto, é necessário a adoção de uma política fiscal de qualidade e iniciativas inovadoras que se convertam na melhoria da infraestrutura pública, na valorização do servidor e, principalmente, na ampliação do acesso e melhoria da qualidade serviços públicos prestados à sociedade.

 

  •  BEM ESTAR SOCIAL

Rondônia apresenta nos últimos anos crescimento econômico acima da média nacional, ocupando posição de destaque na Região Norte. Entretanto, estudos apontam que o estado sofre com uma elevada degradação socioambiental, com consequências para os ecossistemas da região, para a área urbana, gerando pobreza, conflitos sociais e aumento da morbidade e mortalidade da região.

A perspectiva Bem Estar Social expressa o compromisso do estado em aproveitar o crescimento econômico dos últimos anos para promover melhorias duradouras em termos de bem-estar social, investindo em melhores condições educacionais e de saúde, reduzindo a pobreza e a desigualdade e garantindo maior segurança pública para a população.

 

  • COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

Relatório publicado pelo Departamento de Pesquisa Macroeconômica do Banco Itaú (novembro/2014), apresenta um diagnóstico de crescimento médio real da economia de Rondônia de 1,8% ao ano, até 2020. A pesquisa afirma que nos próximos anos a economia estadual deverá receber em torno de R$ 2 bilhões em investimentos privado. Por outro lado, o crescimento de setores da economia tem sido apontados como principal fator de crescimento do desmatamento em Rondônia, colocando o estado em 1º lugar no ranking do desmatamento nacional.

Nesse contexto, a proposta do governo estadual é desenvolver políticas que, simultaneamente, agregam diferencial competitivo e contribuam para o desenvolvimento social e humano, a prosperidade econômica e a preservação da natureza.

 

  • DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS

O governo de Rondônia entende os municípios como suporte e fonte geradora de atividades econômicas, sociais, políticas e culturais. Nesse sentido, o desenvolvimento do Estado e dos municípios está intrinsicamente ligados.  A cooperação com o desenvolvimento dos municípios se expressa no desenvolvimento e execução de políticas de ordenamento territorial, na  disponibilização de infraestrutura adequada, dos serviços e dos equipamentos municipais.


Compartilhe


Twitter
Facebook
Youtube