Governo de Rondônia
Sexta, 20 de setembro de 2019

PARCERIA

Seagri e empresários debatem o desenvolvimento do agronegócio no Cone Sul

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A soja está entre as principais culturas produzidas no estado

 

Rondônia é um estado produtivo, o milho, arroz e a soja, por exemplo, são exportados para países como China, Espanha, Holanda, Turquia, Rússia.

Na cadeia do agronegócio, a soja representa 60% da exportação, o que significa, 212,2 milhões de toneladas. Em valores de mercado, representa R$ 166,3 milhões por ano, o que gera emprego e renda para a população, colocando o estado no ranking nacional que representa 10% da exportação de grãos (soja).

Empresários do setor de agricultura do Cone Sul pedem apoio da Seagri no escoamento da produção

Em visita ao secretário adjunto de Agricultura de Rondônia, Bruno Scheid, os agricultores Moacir Crocetta, Júnior Crocetta e o diretor da Central Agrícola, Marcelo Lucas, de Vilhena, trouxeram algumas questões como período chuvoso, que está prestes a iniciar, e a manutenção da malha viária do estado na escoação dos produtos.

Marcelo Lucas disse que nesse período há muitos produtos para serem transportados, como os insumos agrícolas destinados aos armazéns de recebimento espalhados pelo o estado.  “Existem diversas linhas vicinais que, por causa da chuva, o acesso requer cuidados. Mesmo nesse período, os produtores precisam escoar seus produtos para comercialização”.

O secretário adjunto Bruno Scheid disse que vai levar o assunto junto ao governador Marcos Rocha. “É um trabalho preventivo e será realizado para não prejudicar os agricultores e a agricultura do Estado. A Seagri é um dos órgãos responsáveis pelo o setor produtivo de Rondônia. O nosso objetivo é ajudar no desenvolvimento e crescimento da nossa agricultura”, finalizou Bruno.

Outro pedido dos empresários foi em relação à construção um terminal graneleiro em Porto Velho, projeto que está em andamento. A construção desse porto, segundo Marcelo Lucas, irá ajudar no desenvolvimento econômico da região.

Bruno Scheid disse que a Seagri irá analisar as demandas pontuadas pelos empresários para o desenvolvimento do agronegócio do Cone Sul.


Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Dhiony Costa e Silva e Assessoria Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Brasil, Empresas, Governo, Rondônia


Compartilhe