Governo de Rondônia
26/04/2024

PARCERIA

Seagri entrega equipamentos de informática à Emater-RO para fortalecer os serviços de assistência técnica no campo

12 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A ação visa fortalecer e auxiliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores rurais dos municípios de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), entregou para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), 11 equipamentos de informática (notebooks) que faltavam ser entregues, do total de 45.

A ação faz parte do Acordo de Cooperação firmado entre as partes para entrega de 45 veículos tipo Fiat Mobi novos e 45 notebooks, com o objetivo de fortalecer e auxiliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores rurais dos municípios de Rondônia.

A Seagri já repassou a Emater-RO os 45 veículos no ano passado, e agora completou os 45 computadores notebooks com a entrega dos últimos 11. O projeto vai beneficiar 35 municípios e seis distritos do estado de Rondônia. Os equipamentos serão entregues aos escritórios da Emater-RO para serem utilizados de acordo com o planejamento das ações da Ater em cada um dos municípios beneficiados.

“O objetivo dessa entrega é atender a Emater-RO e potencializar as condições de atendimento aos agricultores familiares e suas comunidades rurais”, disse o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

Os serviços de Ater ofertados pelo Governo do Estado de Rondônia e Executados pela Emater-RO, tem contribuído ao longo de mais de 45 anos para o fortalecimento da agricultura familiar, geração e distribuição de renda, geração de postos de trabalho no campo e consequentemente para o fortalecimento da economia de Rondônia.

A ampliação da infraestrutura para qualificação dos serviços de Ater no Estado, contribuirá com a promoção do desenvolvimento sustentável, competitivo e integrado do meio rural, visando manter o equilíbrio do ecossistema nas unidades produtivas, estimular e apoiar as organizações associativas do meio rural como forma de  garantir os serviços os benefícios das políticas públicas, garantindo assim a inserção, econômica e cultural, procurando oferecer um serviço Ater de qualidade, com foco no desenvolvimento rural sustentável.

De acordo com o secretário Evandro Padovani, até o final de abril, a Emater-RO será 4.0 (agricultura digital), sistema que trará mais tecnologia para o campo, que visa auxiliar, fortalecer e dar mais agilidade ao monitoramento, gestão e controle da produção agrícola, além de favorecer para a redução de custo e menos desperdícios. O uso das tecnologias na agricultura já é realidade e será o futuro das atividades do homem no campo.

“O Governo de Rondônia tem buscado fortalecer os atendimentos e estrutura da Emater-RO, em todos os municípios, com o intuito de levar o melhor atendimento aos produtores rurais. Peste ano a Emater-RO será 4.0 (Agricultura Digital) que dará mais agilidade e segurança as atividades desenvolvidas no campo”,  ressaltou Padovani.

Leia mais:

http://SAF é alternativa ao agricultor na diversificação produtiva; modelo poderá ser conhecido na Rondônia Rural Show Internacional

http://Mais de 700 produtores rurais da Região do Café participam da Tarde do Conhecimento em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sara Cicera
Fotos: Rinkon Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Convênios, Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Tecnologia, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo