Governo de Rondônia
Quinta, 20 de fevereiro de 2020

INVESTIMENTO

Seagri firma convênio de mais de R$ 6,2 milhões para fortalecer a cafeicultura em Rondônia

20 de janeiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia encontra-se em 3º lugar como maior produtor de café robustas do Brasil e é o maior produtor da região Norte

 

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), firmou com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um convênio de mais de R$ 6,2 milhões para aquisição de equipamentos para a melhoria da infraestrutura de pós-colheita
objetivando o fortalecimento da produção de café com qualidade nos municípios produtores do Estado.

Rondônia deverá produzir 2,3 milhões de sacas de café na safra 2019/2020, cerca de 90% são produzidos pela agricultura familiar. O Estado conta com mais de 18 mil famílias de produtores que trabalham com a cafeicultura em vários municípios. Atualmente, encontra-se em 3º lugar como maior produtor de café robustas do Brasil e é o maior produtor da região Norte.

Hoje o café de Rondônia tem grande potencial para qualidade da bebida, e para que os produtores possam atingir essa qualidade é preciso tecnificar o processamento, principalmente na etapa de secagem do grão que tem sido prejudicado pela falta de infraestrutura de equipamentos.

Com o aumento da produção, os cafeicultores buscam alternativas para a secagem do grão. Hoje, os produtores contratam o serviço de secagem em secadores de fogo direto, onde utilizam altíssima temperatura, o que causa a deterioração e interfere na qualidade do produto final. Além disso, os cafés passam semanas, após serem colhidos, esperando vagas nos secadores, que faz piorar a qualidade do produto.

A Seagri busca adquirir equipamentos eficientes e que preservem a qualidade dos grãos. “Uma das formas de ajudar o homem do campo é com a infraestrutura de equipamentos para que os cafeicultores possam fazer a secagem do café de forma correta. O objetivo é fazer o produtor economizar e melhorar a qualidade do produto, além de aumentar a renda”, disse o engenheiro agrônomo da Seagri, Janderson Dalazem.

De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, esse convênio possibilitará a melhoria da qualidade do café rondoniense e ampliará a oferta de cafés especiais produzidos no Estado, o que possibilitará agregar valor a essa produção, além de estimular a ampliação do uso de secadores de café de fogo indireto.

“Esses recursos serão aplicados dentro das necessidades existentes para atender o pequeno produtor rural. O café é o terceiro produto que dá receitas positivas, dentro do PIB do Estado, seguido da carne e soja”, relatou Padovani. Ele ainda informou que o governo do Estado vem fazendo um trabalho de revitalização da cafeicultura há seis anos.

Os equipamentos eficientes ajudam a preservar a qualidade dos grãos

“O governador Marcos Rocha determinou que a Seagri estabelecesse uma meta e ampliasse as ações para aumentar a produção, produtividade e a qualidade do café. Estamos buscando recursos junto ao governo federal e bancada federal para investir na cadeia produtiva”, completou o secretário.

O governo do Estado, por meio da Seagri, vem investindo fortemente em produtividade e qualidade na produção de café. Nos últimos anos o Estado já realizou vários trabalhos para o crescimento da cafeicultura na região, entre eles, a distribuição de milhões de mudas de café clonal nos municípios e para incentivar os produtores a melhorarem a qualidade do grãos, a criação do concurso de qualidade do café, o Concafé, considerado o maior concurso de café robusta do país.

A Seagri lançará um edital de chamamento público para atender os grupos de produtores e fazer o repasse dos equipamentos. Todos os critérios de avaliação serão estabelecidos no edital. Os processos necessários para fazer a compra dos equipamentos, como a licitação, já estão em andamento.

Os recursos para a aquisição de equipamentos para a melhoria da infraestrutura de pós-colheita são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Expedito Neto.

Leia mais:

 Governo de Rondônia entrega mais de 12 mil mudas de café clonal para produtores de Candeias do Jamari

 Governo entrega mudas de café robusta para 44 municípios de Rondônia

 Cafeicultores de Rondônia recebem mudas de café robusta para fomentar a produção


Fonte
Texto: Seagri
Fotos: Rinkon Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe