Agricultura - Quem somos - Governo do Estado de Rondônia
Terça, 21 de agosto de 2018

Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) é um dos órgãos responsáveis pelo setor produtivo de Rondônia. Ela conta com 140 servidores divididos entre as Coordenadorias de Administração e Finanças; de Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca; de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos; de Regularização Fundiária; de Agroecologia; e, de Agroindústria.

A criação da Seagri se deu com a publicação da Lei Complementar n. 428, em julho de 2008. Além de criar a Secretaria, a Lei a designa competente para promover o desenvolvimento agropecuário e a regularização fundiária em Rondônia. Até a criação da Seagri, as atividades agropecuárias eram desenvolvidas na Secretaria de Estado de Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes).

De acordo com a Lei Complementar, a Seagri tem a função de promover o desenvolvimento agropecuário, pesqueiro, florestal, agroindustrial e de regularização e ordenamento territorial do Estado. Para isto, a Seagri presta serviço de assistência técnica e extensão rural aos produtores do Estado, através da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e faz parcerias com o Governo Federal, com Prefeituras Municipais e associações.

A Lei Complementar também vincula à Seagri a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e o Fundo Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar (Fedaf).