CONSCIENTIZAÇÃO

Seas adere à campanha Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama

05 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária Valdenice, gerente de Políticas para Mulher Oneti e a adjunta Marionete explicam campnha  Sana

Secretária Valdenice, gerente de Políticas para Mulher Oneti e a adjunta Marionete explicam campanha

A Secretaria Estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) aderiu ao Outubro Rosa, campanha que tem por objetivo conscientizar as mulheres para a luta contra o câncer de mama. No mês de outubro, a pagina da Seas no Facebook  ficará cor de rosa com vistas a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate à doença que acomete milhares de mulheres em todo o mundo. Como forma de adesão, a secretária Valdenice Domingos e adjunta Marionete Sana, juntamente com a gerente de Políticas para as Mulheres, Oneti Maciel, que também preside o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, fizeram um ato para chamar a atenção de todos os servidores da Secretaria entregando uma garrafa na cor rosa.

Segundo a secretária Valdenice a campanha é para conscientizar e lembrar as mulheres da importância de fazer o exame e periodicamente o autoexame. “As garrafas que ficarão em cada mesa é um símbolo para que todas as vezes em que a servidora olhar lembrar que tem um compromisso com você mesmo e com todos que a amam”, disse.

De acordo com pesquisa do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e o Ministério da Saúde, a estimativa para o biênio 2014/2015 é de 57.120 casos de câncer de mama no Brasil.

“Nosso desafio hoje, enquanto servidora, é ter um tempo para parar tudo e fazer o exame. Pensando nisso, nossa Gerência, juntamente com o Hospital de Câncer de Barretos, em Porto Velho, trará a Carreta da Saúde para realizar o exame das servidoras de todo o Palácio Rio Madeira. Nossa maior meta é conscientizar”, afirmou.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais