Governo de Rondônia
Domingo, 29 de novembro de 2020

IGUALDADE

Seas celebra a importância da Semana de Consciência Negra

20 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Seas está atuando com a socialização e levantamento de ações em todo o Estado em prol da população negra

Enquanto gestora da Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) está atuando com iniciativas concernentes à pesquisa, articulação e criação de uma política inclusiva e garantidora de igualdade e acesso aos direitos inerentes, independente de raça ou cor.

Em 2020, estava previsto a realização do Encontro de Saúde da População Negra, com objetivo de promover a saúde integral, bem como atender demanda da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, mas em decorrência da pandemia de Covid-19 foi redirecionado para 2021.

Ademais, neste momento em que se comemoram os 10 anos da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 que institui o Estatuto da Igualdade Racial, a Seas, afim de possibilitar o acesso à informações que possam garantir os direitos básicos de cada cidadão, está atuando com a socialização e levantamento de ações em todo o Estado para maior efetividade, eficácia e desenvolvimento da Política Pública de Promoção da Igualdade Racial e consciência dos direitos inerentes à todos os cidadãos negros.

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra foi oficializado por meio da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, no qual instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Esta data foi criada para que seja um momento de reflexão sobre o legado cultural deixado pelos povos africanos, sobretudo nos aspectos sociais, religiosos, políticos e gastronômicos na construção histórica deste país. Estes legados, ao longo dos anos, desde o Brasil Colônia, foram incorporados à nossa cultura.

A data também faz homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da América Latina, que chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes. O Quilombo dos Palmares surgiu no final do século XVI, intitulado por este nome devido a quantidade de palmeiras em sua cercania, localizado na Serra da Barriga, na zona da mata do Estado de Alagoas. Zumbi dos Palmares foi um símbolo de luta contra o regime escravocrata para libertação dos escravos e também de luta sob a forma coletiva para manutenção da cultura africana no Brasil. Uma de suas frases mais conhecidas: “Nascer negro é consequência, ser negro é consciência”, Zumbi dos Palmares.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe