23/04/2024

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Seas discute políticas de habitação rural com movimento social e gestores municipais em Ouro Preto do Oeste

26 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária Valdenice com representantes do Movimento Popular por Moradia

A secretária estadual de Assistência Social, Valdenice Ferreira, esteve nessa quarta-feira (25) no município de Ouro Preto do Oeste, onde se reuniu com representantes do Movimento Popular por Moradia (MPA) e os gestores de Assistência Social dos 52 municípios durante o encontro da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

A pauta discutida com o MPA foi habitação rural de interesse social. Ocasião em que a secretária recebeu da Associação de Pequenos Agricultores de Rondônia (Aparo) as demandas da habitação rural dos municípios de pequeno porte que já possuem contratos com o governo Federal para construção de moradias no campo, dos que ainda faltam contratar e dos que deverão ser incluídos neste ano.

“Habitação de interesse social é uma das prioridades de governo na gestão de Confúcio Moura. No primeiro mandato foram construídas e entregues em todo o estado mais de 1.500 moradias rurais, beneficiando as famílias do campo com moradias dignas”, destacou Valdenice.

Em dezembro de 2012, o MPA assinou junto ao governo Federal, com contrapartida do governo do estado, convênio para a construção de novas moradias para os agricultores e trabalhadores do campo, que não tinham condições de reformar ou construir com a renda que possuem.

Para Vandeir Leite, que é o coordenador do MPA em Rondônia,  a parceria entre o governos Federal e estadual é muito importante para política de habitação rural. “Com o complemento do governo do estado aos recursos federais, os beneficiários investem em material de qualidade, resultando em casas com excelente infraestrutura para o homem do campo”, frisou.

Reunião com os gestores municipais da Comissão Intergestora Bipartite

Ainda durante a reunião da CIB, a secretária Valdenice Ferreira e o coordenador de Políticas Sociais da Seas, Massimo Araújo, discutiram com os gestores municipais de Assistência Social novos rumos para a Política Social em Rondônia.

“Nos últimos 4 anos, Rondônia avançou muito no que diz respeito às políticas sociais. O governo do estado vem fortalecendo a rede de atendimento socioassistencial, apoiando entidades e municípios no atendimento das demandas das famílias em situação de risco de vulnerabilidade social. Vamos continuar avançando na missão de incluir e melhorar a vida dos rondonienses que mais precisam” afirmou Valdenice.

Entre as pautas debatidas com os gestores municipais estavam: A regionalização dos serviços de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (Paefi), Acolhimento para Adultos e Famílias  e Acolhimento para Crianças e Jovens.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes