Governo de Rondônia
28/03/2024

Política para mulheres

Seas participa de campanha pelo fim da violência contra mulheres

28 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Campanha pelo fim da violência A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), como membro da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, participa da Campanha de 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

“A campanha tem por objetivo promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres, para lutar contra toda forma de preconceito, opressão e discriminação sofridos pela mulheres” destaca a secretária adjunta da Seas e presidente do Fórum Estadual de Enfretamento a Violência Contra às Mulheres do Campo e da Floresta, Zilene Rabelo.

A presidente considera ainda que a violência contra a mulher é um dos mais abomináveis e complexos crimes praticados na nossa sociedade. “Os noticiários estão repletos de casos que chocam e que revoltam. Mesmo com todo avanço tecnológico e científico no mundo, essa violência mantém a sociedade ancorada no passado. Quando não mata, deixa feridas físicas, emocionais, psíquicas e causa danos ao longo de toda uma vida de sofrimento, muitas vezes silencioso, que se manifesta em desconfiança, baixa autoestima, culpa, medos, vergonha e dificuldades de relacionamento e de afetividade”, destaca Zilene Rabelo.

Com uma vasta programação que iniciou na manhã desta sexta-feira, 28, a Campanha conta com uma agenda unificada de atividades em Rondônia, onde a Seas coordena as seguintes ações: de 28 de novembro a 5 de dezembro acontece no estacionamento do Palácio Rio Madeira e na zona leste da capital a Ação Mulher, Poder Público Perto de Você, que leva a rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência até a comunidade orientando às mulheres sobre seus direitos, numa ação de divulgação dos serviços disponíveis no enfrentamento à violência doméstica e familiar; e no dia 9 de dezembro será realizado, também no Palácio Rio Madeira a solenidade de apresentação da Unidade Móvel, que irá realizar a primeira viagem para a zona rural de Porto Velho.

Campanha fim da violência contra mulheres

A Unidade Móvel levará atendimento especializado por técnicos devidamente capacitados para desenvolverem ações de prevenção por meio de palestras educativas, orientação jurídica e atendimento psico-social possibilitando o entendimento às essas mulheres de modo a fortalecer sua auto-estima, no intuito de que se tornem protagonistas de seus próprios direitos, ampliando com maior eficácia o combate à violência contra a Mulher do Campo e da Floresta.

Ressalta-se que as ações desenvolvidas pelas Unidades Móveis visam não somente a população das mulheres vítimas de violência, mas toda a sociedade rondoniense onde nos mais distantes locais, inclusive, a população das comunidades rurais, tradicionais e indígenas

 “Devemos mobilizar a sociedade para dar um basta, na situação de violência contra as mulheres em nosso Estado que está em sétimo lugar no ranking nacional. Para isso, é preciso um esforço coletivo maior para superar tanto machismo e tamanha opressão que gera violência”, finaliza Zilene Rabelo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo