Governo de Rondônia
28/03/2024

QUILOMBOS

Seas recebe secretário nacional de igualdade racial e abre discussões sobre povo quilombola de Costa Marques

07 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Marionete Sana, titular da Seas, e Juvenal Araújo, da Seppir

Parte da população tradicional do estado, os quilombolas que residem em Costa Marques, foram os anfitriões da visita feita ao município pelas secretárias Marionete Sana e Vilma Alves, atualmente à frente da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas). Na ocasião, o secretário nacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Juvenal Araújo, e o coordenador geral de regularização dos territórios quilombolas do Incra, Antônio Santos Oliveira, e a gerente do Núcleo de Promoção e Igualdade Racial da Seas, Elsie Shockness, também acompanharam a visita, que tinha como principal objetivo buscar uma melhor qualidade de vida a este público.

A primeira parada foi no Ministério Público Federal em Ji-Paraná, onde tramita o processo voltado à regulamentação fundiária do povo quilombola. Já em Costa Marques os secretários participaram de uma audiência pública no fórum local para discutir possíveis soluções para as principais necessidades apontadas pelos povos quilombolas do Forte Príncipe da Beira e Santa Fé, localizadas no município. Após a audiência as visitas foram feitas nos quilombos de Santa Fé, Forte Príncipe da Beira, São Francisco do Guaporé e Pedras Negras.

“Conversamos com os moradores das comunidades, fizemos um levantamento das necessidades e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história do povo que ajudou a construir o estado de Rondônia”, explica Marionete Sana, titular da Seas.

No retorno à capital as demandas foram repassadas à Casa Civil em reunião feita com o secretário Emerson Castro. “Paralelo a isso temos a parceria das secretarias nacionais acompanhando a situação e ciente das necessidades, sempre dispostas à colaborar caso seja necessário”, ressalta ainda a secretária.

Leia Mais

 Audiência pública em Costa Marques ouve reivindicações das comunidades quilombolas do Guaporé

 Implantação de agroindústria de castanha é anunciada durante Mesa Estadual de acompanhamento da política de regularização fundiária quilombola


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Vieira
Fotos: Ualex Leão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo