Secel adquiriu 1.700 obras regionais para as bibliotecas do Estado

19 de dezembro de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

O governo do Estado de Rondônia por meio da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer adquiriu esta semana 1.700 livros, sendo 100 exemplares de 17 títulos de escritores regionais.

Os livros serão distribuídos até dezembro deste ano entre 55 instituições em Rondônia, as 53 bibliotecas municipais, a biblioteca estadual José Pontes Pinto e o Centro de Documentação do Estado.

A executora de projetos da Secel, Nazaré Silva, afirmou que a escolha dos títulos foi baseada nas solicitações dos usuários. “A busca pela história de Rondônia é cada vez maior, principalmente por ocasião de vestibulares e concursos públicos”, declarou.

O titular da pasta salientou que investir em livros e no fortalecimento das bibliotecas, é investir no resgate da cidadania e dos valores do povo da região. “Ler é sempre uma forma de enriquecer o cidadão, seja de informação técnica para concursos ou informações culturais, para conhecimento pessoal”, ressaltou Emanuel Neri.

Entre os principais autores selecionados estão Dante, Antônio Cândido, Antônio Ocampo, Yêda Borzacov, Emanuel Pontes Pinto, Raimundo Neves, Doca Brandão e Luiz Brito. Anualmente a Secel faz aquisição de obras sobre a história de Rondônia para atualização do acervo.

Conquistas

O Governo do Estado de Rondônia com o apoio da biblioteca Nacional conseguiu instalar bibliotecas em todos os 52 municípios rondonienses. Recentemente conseguiu kit completo com todo o equipamento necessário para melhorar a estrutura de atendimento nas bibliotecas.

Texto: Emilli Sousa