Governo de Rondônia
29/03/2024

Centenário

Secel e parceiros discutem programação para comemorar o centenário da EFMM

15 de dezembro de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

20122011403Construída entre 1907 e 1912 para ligar Porto Velho á Guajará-Mirim, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré completa 100 anos em 2012. Pensando nisso, o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão” convidou instituições públicas e privadas para firmar parcerias e elaborar uma programação alusiva a data.

Estiveram presentes representantes do Iphan, Fundação Cultural Iaripuna, Setur, 17ª Brigada, Artesanato, Amazônia Adventure, Sesc, Correios, Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, Academia de Letras Rondoniense,  além de técnicos da Secel.

Na oportunidade surgiram propostas como o lançamento do selo comemorativo, a realização da Corrida do Centenário, seminários, a digitalização de todo material histórico presente no Centro de Documentação, a promoção de festivais de músicas e concursos de fotografia, pintura, redação, monografia entre outros.

O secretário da Secel explicou que nesse primeiro momento o objetivo é ouvir todas as ideias para que a partir daí seja criado um grande calendário de atividades que cheguem a cada parte do estado, “A ideia é promover uma grande mobilização alusiva ao centenário da Estrada de Ferro”, afirmou Chicão.

Ao final do encontro foi definida uma comissão que irá receber as ideias de ações e elaborar a proposta de calendário para todo o ano de 2012.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo