Governo de Rondônia
Terça, 03 de agosto de 2021

Centenário

Secel e Sejus em parceria pelo centenário da EFMM

30 de julho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_8434No próximo dia 01 de agosto é a data em que completa 100 anos da 1ª viagem pelos trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que percorreu o trecho de Guajará-Mirim à Porto Velho, no ano de 1912. Para comemorar esta data, a comissão do centenário irá promover a “Virada Cultural”, serão 24h de programação, que pretende mobilizar toda população.

Para preparar o espaço para receber o evento, várias ações estão sendo realizadas, entre elas a limpeza dos trilhos e do complexo, feita por reeducandos do Sistema prisional da capital, regime semi-aberto, que estão trabalhando na área desde a semana passada, e a restauração de algumas peças da locomotiva 18.

Esta ação é resultado de uma parceria entre a secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) e a secretaria de Justiça (Sejus). Os secretários Francisco Leilson “Chicão” e Fernando Oliveira, respectivos titulares das pastas, estiveram no complexo na última quinta-feira (12), acompanhando os trabalhos.

Em conversa com os reeducandos, Oliveira fez questão de destacar que o grande arquiteto de todo esse trabalho é o governador Confúcio Moura, que segundo ele, “sintetiza o real sentido do governo da cooperação, onde as parcerias são a principal forma de promover o desenvolvimento da região. O governador mostra que precisamos trabalhar com amor e principalmente com coragem para provar que é possível mudar os paradigmas”, falou Oliveira agradecendo a dedicação de todos os reeducandos.

“É um privilégio poder participar deste trabalho. Sou de Ji-Paraná e estou gostando muito de conhecer a história da ferrovia e ainda poder ajudar a arrumar as coisas por aqui para contar para os meus filhos e netos no futuro.” afirmou o reeducando Willian de Macedo.

O titular da Secel, explicou que está é uma parceria de sucesso, “A equipe está fazendo um ótimo trabalho e o professor Anísio Gorayeb, irá ministrar palestras explicando um pouco mais sobre a nossa história para que eles possam ter noção da importante contribuição que estão prestando a toda população rondoniense”, finalizou Chicão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe