Governo de Rondônia
26/04/2024

Esporte

Secel firma parceria com a Polícia Militar para o projeto “O Atleta do Bairro”

30 de julho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

Na manhã da última quarta-feira (11), foi lançado, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, o projeto de Policiamento Comunitário do 5º Batalhão, O Atleta do Bairro e assinatura do Termo de Cooperação entre Polícia Militar, FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e Metropolitana.  O projeto será desenvolvido na Zona Leste de Porto Velho  e vai atender a crianças e adolescentes de 3 a 16 anos de idade.

 

De acordo com o coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da Corporação, o projeto conta com parceiros como a Secretaria de Esporte Cultura e Lazer – SECEL, as faculdades FIMCA e Metropolitana e a Escola Marcelo Candia.  Serão oferecidas escolinhas de varias modalidades esportivas como Futebol de Campo; Futsal; Voleibol; Basquetebol; Tae-Kwon-Do, Karate; Judô; Handebol e Xadrez.

 

Parcerias

 

Segundo o coronel PM Cesar as parcerias com as faculdades e demais instituições público privadas, só une ainda mais a Polícia Militar que amplia deste modo os benefícios não só de segurança, mas de buscar a atender a sociedade em suas reivindicações. Hoje estamos trazendo as decisões juntamente com as lideranças dos bairros, para dentro dos quartéis. Até para se planejar um policiamento é necessário que todos estejam envolvidos  com àquela comunidade. Sendo assim, este projeto nos favorece hoje de uma forma cidadã para não agirmos diferente, amanhã.

 

Esta iniciativa da PM que tem como coordenadora do projeto pelo 5º Batalhão a aspirante a oficial PM Ossuci, disse o Secretário Marcelo Nascimento Bessa, da Segurança, Defesa e Cidadania, vem assegurar ainda mais as determinações do governador do Estado que tem como meta a Cooperação entre Estado e Sociedade. Com a aplicação do projeto, em suas modalidades faz com que hoje, haja motivação dos jovens para se desviar do caminho da criminalidade, buscando através do esporte uma vida saudável.

 

O fruto desta parceria após sua aplicação será colhido de forma satisfatória em um breve espaço de tempo, disse a doutora Maria Silva Fonseca Moraes de Carvalho, diretora geral da Metropolitana e vice-diretora da FIMCA. Vemos na parceria uma medida certa para se atingir a muitos com ideias como esta.

 

O diretor geral da FIMCA, doutor Aparício Carvalho, disse que o projeto é de significativa importância, pois através do esporte, tira a criança e o adolescente do caminho das drogas e outros aspectos ilícitos. Para ele a Polícia Militar de Rondônia vem, com esta iniciativa dar exemplo ao resto do país de como prevenir ao invés de marginalizar os  jovens.

 

Para o Secretário de Esporte e Lazer do governo do Estado, Francisco Leilson,  a iniciativa inovadora da PM é diferente dos discursos prontos onde se dizia tudo e não fazia nada e a escolha da comunidade para aplicar o projeto vem somando pontos a Corporação que tem desenvolvido ultimamente um papel importante junto a comunidade quando se implanta a filosofia de Polícia Cidadã, ou Comunitária. “E hoje os currículos das faculdades tem que se voltar a projetos como este, que trazem benefício direto a população”, finalizou.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo