Governo de Rondônia
Segunda, 14 de junho de 2021

EFMM

Secel recebe carta de intenções para revitalização da EFMM

05 de março de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

Há alguns anos o Brasil e o Peru vem trabalhando parcerias para melhorias em ambos os países, principalmente no que diz respeito ao turismo e a cultura. Excursões são organizadas constantemente para exploração da rodovia interoceânica proporcionando o intercâmbio turístico, cultural e de negócios.

A secretária dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Mara Alves, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (1), o diretor do Instituto de Estudos Históricos do Pacífico, Francisco Pantigoso, que apresentou uma carta de intenções para contribuir na revitalização da epopeia Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

O Instituto de renome atua em Lima, no Peru, há mais de 30 anos oferecendo serviços de recuperação de peças antigas além de organização de arquivos históricos, pesquisa arqueológica, entre outros. Pantigoso destacou a atuação do Instituto no Estado do Acre, onde trabalharam na recuperação de armas antiga a cerca de dois anos.

“Nos interessamos muito por parcerias aqui no Brasil, principalmente nos Estados do Acre e Rondônia, que são nossos vizinhos. Conhecemos a história desse povo e queremos contribuir para valorização da cultura e do turismo na região que trará benefícios tanto para o Brasil quanto para o Peru”, destacou Pantigoso.

O diretor do Instituto lembrou ainda que a equipe conta com especialistas em ferrovias, museus entre outras funções que podem contribuir significativamente para agilidade e qualidade dos trabalhos de revitalização da Estrada de Ferro.

A titular da Secel, ficou muito entusiasmada com a proposta e se colocou a disposição para buscar formas de estreitar a parceria, “Além das propostas contidas na carta de intenção, conversamos sobre muitos outros projetos  interessantes para serem colocados em prática na nossa região, como conferências que possam contribuir para o intercâmbio entre nossos países”, destacou.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Turismo


Compartilhe