Governo de Rondônia
Quinta, 16 de setembro de 2021

COMÉRCIO ARTESANAL

Secel reúne artesãos e segmentos da cultura popular

24 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

SECEL - ARTESÃODando prosseguimento à série de encontros com os segmentos culturais de Rondônia, a Superintendência da Secel reuniu na tarde de quarta-feira (22) integrantes do artesanato e da cultura popular com o objetivo de realizar levantamento das demandas das duas setoriais.

O encontro aconteceu na sala de reuniões do Teatro Palácio das Artes Rondônia e contou com a presença maciça dos artesãos que atuam em Porto Velho na Feira do Sol, Feira do Porto, Casa da Cultura e outros locais da cidade.

Entre as reivindicações, a que recebeu maior atenção por parte dos representantes da Secel – Bebel (diretora executiva), Fabiano Barros (gerente de Cultura),  Wélida Sodré (coordenadora do PAB) e Ednair (técnica de cultura) – foi a definição de um local próprio para comercialização das peças produzidas  pelos artesãos.

“Estávamos muito bem no galpão da Madeira-Mamoré até o governo ceder o espaço para o Senai e depois veio a enchente e nos tirou da praça, em frente ao galpão, e nós ficamos a ver navios. Agora estamos solicitando à Secel que interceda junto a quem de direito, para que voltemos a expor nossos produtos na praça da Madeira-Mamoré”, disse a artesã Marlene.

Bebel e Fabiano Barros se propuseram a levar a reivindicação dos artesãos aos órgãos responsáveis pelo patrimônio. “Provoquem-nos enviando seus projetos e reivindicações”, falou Bebel.

De imediato ficou decidido que o governo estadual, por intermédio da Secel, colocará a disposição o caminhão do PAB para transportar a produção dos artesãos de Porto Velho, Candeias e outros municípios para a 4ª Rondônia Rural Show, que vai acontecer em Ji Paraná no mês de maio.

FLOR DO MARACUJÁ 

De acordo com Fabiano Barros, a Secel participará da 34ª edição do Arraial Flor do Maracujá, colocando a disposição da Federon a estrutura de iluminação, arquibancadas, camarotes, sonorização e tendas.

“Estivemos com o secretário da SEAS Marcio Antônio que nos garantiu a liberação do Parque dos Tanques para a realização do Flor do Maracujá assim sendo, em parceria com a Federon, vamos realizar uma grande festa”, disse Barros.

A secretária da Federon, Mary Ciane, informou à Secel, que o Arraial vai acontecer entre os dias 17 e 28 de junho, com apresentação de 40 grupos folclóricos, incluindo os participarão da eliminatória.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Silvio M. Santos
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe