AGRONEGÓCIO FAMILIAR

Secretaria da Agricultura entrega calcário durante inauguração do Escritório da Emater no distrito de Pacarana em Espigão do Oeste

03 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O primeiro caminhão bitrem de calcário foi entregue no distrito de Boa Vista do Pacarana, em Espigão do Oeste, na sexta-feira (30), durante a inauguração do Escritório da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater). Antes, foi inaugurada a agroindústria familiar de frango caipirão Serra Azul, a 73 quilômetros da sede do município.

Calcário foi entregue aos agricultores familiares de Pacarana

A inauguração do escritório em Pacarana foi possível graças à parceria da prefeitura e a Câmara de Vereadores de Espigão que arcam com as despesas administrativas (aluguel do imóvel, água, luz, telefone, internet) e o Governo do Estado, que fornece o pessoal, computadores, ar condicionado, móveis, duas motos e um veículo.

De acordo com o presidente da Emater, Luiz Gomes Furtado, a abertura de Escritórios da Emater atende à política municipalista do governador Confúcio Moura para que a assistência ao pequeno produtor esteja cada vez mais próxima, fazendo a elaboração de projetos, difundindo tecnologias, realizando o Cadastro Ambiental Rural e demais ações de apoio micro empreendedor do campo.

O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, fez a entrega do primeiro caminhão bitrem de calcário ao município, que faz parte do programa Mais Calcário destinado à agricultura familiar, que contemplará todos os 52 municípios do estado com mil toneladas do insumo, gratuitamente. “Queremos recuperar um hectare de terra de 20.800 pequenas propriedades, em todos os municípios de Rondônia. No ano que vem, vamos dobrar esta oferta gratuita”, adiantou Padovani.

A agroindústria de frango caipirão Serra Azul, que fica na linha JK, quilômetro 73, tem mais de 1,2 mil animais criados em quatro grandes lotes, e atende ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) nos municípios de Espigão do Oeste e Pimenta Bueno.

Os proprietários, Valdemir e Marta Felberg Techs, dizem que o empreendimento é um sucesso e lembram o apoio recebido da Seagri, da Emater e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), que os acompanham desde o começo, montando o projeto, ensinando técnicas de cria e abate, providenciando a documentação para o empréstimo de R$ 100 mil junto ao Banco da Amazônia (Basa) e também com o cadastro no PAA e Pnae.

“A família do senhor Valdemir trabalha unida no empreendimento, e este é mais um grande exemplo de agronegócio que, além de aumentar em muito a renda familiar fixa os jovens no campo, que irão suceder os pais no futuro. Esta é a melhor forma de produzir alimentos e de evitar o êxodo rural”, justificou Padovani.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi

Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Obras, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor