Governo de Rondônia
28/03/2024

PERFIL

Secretaria de Agricultura destaca o desenvolvimento das cadeias produtivas prioritárias de Rondônia

01 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A bovinocultura leiteira é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar.

 

Os investimentos no setor produtivo de Rondônia serão focados para a tecnologia, o apoio, financiamento e segurança jurídica para as cadeias produtivas prioritárias, como o café, leite, cacau, piscicultura, algodão, soja, pecuária de corte e agroindústria familiar. Responsável pelo fomento de produção, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) elabora políticas públicas para as cadeias produtivas, como os Arranjos Produtivos Locais (APL), que são direcionados à Emater (Assistência Técnica e Extensão Rural) e Idaron (Agência de Defesa Agrosilvopastoril), base da Agricultura.

Para ampliar os programas da secretaria e dar continuidade ao trabalho que é realizado pelo Estado, como a facilitação do calcário ao pequeno produtor da agricultura familiar, onde em 2018 foram adquiridos e distribuídos 65 mil toneladas, para todos os municípios, o secretário titular, Evandro Padovani, afirma a potencialização do transporte do calcário para o produtor.

Para revitalizar e garantir a qualidade do café em Rondônia, novas tecnologias estão sendo adotadas

No programa de café, novas tecnologias estão sendo investidas para revitalização e maior qualidade do produto, como a compra de mudas produzidas em tubetes, plataforma suspensa sem contato com o solo, que garante 95% de não contaminação e evita prejuízos aos viveiristas. Esse ano, o Estado sediará a terceira edição do maior concurso de café do Brasil, em Cacoal. Nas edições anteriores, Rondônia ficou entre os três primeiros lugares com o melhor café Conilon do país. E, segundo Padovani, no mês de abril, o governador deve lançar oficialmente o início da colheita em Rondônia, seguindo decreto que norteia o produtor sobre a melhor época, para evitar a queda de qualidade do café. O cacau é outro produto que deve ser revitalizado no Estado, se destacando assim como o café.

A secretaria fortalece o trabalho de desburocratização na agroindústria familiar e piscicultura. Com a agroindústria familiar, a desburocratização da certificação junto ao Idaron deve facilitar a vida do pequeno produtor. O Estado conta com mais de 500 produtores e por meio de uma nova normatização, a Seagri reavaliará a lei do Prove (Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária). Na piscicultura, a facilitação será junto a Sedam, com o licenciamento das atividades.

Com R$ 38 milhões do Fundo Proleite, a prioridade é com a continuidade dos projetos, com foco na ampliação da média de produção, levando tecnologia de ponta ao produtor de leite. “Hoje somos o primeiro maior produtor de leite da Região Norte, o oitavo do Brasil. Temos uma genética boa, mas nos importamos com a alimentação bovina, trabalhando a pastagem com o calcário, adubação, pasto rotacionado, higienização da ordenha”, explicou Padovani, sobre a produção que deve dobrar com o novo processamento em Rondônia.

A pecuária de corte, carro-chefe da produção, corresponde a 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. Com a preocupação de atender aos protocolos internacionais que o mercado exige sobre a qualidade da carne, Rondônia se adéqua para a produção dos pecuaristas, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Idaron e câmaras setoriais. No ranking de exportação nacional e internacional, o Estado se destaca com a pecuária de corte, onde 80% da carne é consumida no Brasil e 20% exportado, como o 6° maior rebanho do país e 4° maior exportador, atendendo a mais de 40 países e buscando a participação do mercado europeu. “Trabalho de formiguinha que tem que se fazer desde a base, de quem produz e ao mesmo tempo, abrir o mercado”, disse o secretário, que acrescentou a influente exportação também de soja, floresta plantada, milho e café.

A soja é outro segmento de destaque, com 270 mil hectares de área, e influencia na renovação das áreas degradas pela pastagem, recuperando o solo. Também de grande importância para a utilização da proteína animal, assim como o milho, como ração de bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, piscicultura, suinocultura e avicultura. “Produtos que temos que ter em produção em grande escala, para um custo menor, porque refletem na base alimentar de outras cadeias produtivas”, explicou o secretário, acrescentando também o crescimento deste produto, que está atraindo para o Estado uma empresa de grande porte esmagadora de soja, que deve gerar empregos, agregar valor aos produtos e permitir a exportação do produto industrializado e não in-natura, como é atualmente. Rondônia conta apenas uma esmagadora de médio porte em Cacoal, que não permite o refinamento do óleo de soja.

O algodão transgênico, também faz parte da cadeia produtiva, onde em Vilhena já são mais de três mil hectares de produção, com processamento. Antigamente, o caroço do algodão, utilizado para ração bovina, era importado de outro Estado, agora Rondônia gera economia, com a exportação da pluma de algodão de excelente qualidade.

Para a nova gestão, a prioridade também deve estar alinhada ao núcleo de estatísticas, que está sendo criado para facilitar a captação de informações, a partir das fontes seguras, permitindo o conhecimento do setor produtivo, com maior celeridade e fidedgnidade.

PERFIL

O Evandro Padovani, titular da pasta, é casado há 33 anos, tem três filhas e dois netos, natural de Cascavel. De origem em família tradicional da agricultura e pecuária no Estado do Paraná, há 20 anos mudou-se para Vilhena. Foi presidente do Sindicato Rural Patronal de Vilhena, Vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), indicado pelo setor produtivo para a Secretaria em 2013, manteve-se no cargo até o início de 2018, retomando na nova gestão, com o governador Marcos Rocha.

LEIA MAIS:

Valorização do servidor e projetos de ressocialização são metas da Secretaria de Justiça

 Saúde do Trabalhador e valorização de servidores são parte das prioridades da nova gestão da Agevisa

 Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia tem como foco a proteção do consumidor

 Palácio das Artes está de portas abertas para grupos de Teatro de Rondônia ensaiarem e apresentarem suas performances

 Diretoria Técnica Legislativa pretende dar celeridade no acesso à informação em Rondônia

 Reestruturação da Emater-RO visa modernização para uma assistência técnica e extensão rural eficiente

Governo cria catálogo virtual de materiais e controle de registro de preços e serviços

 Caerd inicia fase de reestruturação em Rondônia e pretende aumentar a capacidade de atendimento

Controlador ressalta transparência e melhoria nos processos organizacionais na CGE

Presidente destaca valorização da defesa sanitária para o crescimento econômico no setor produtor de Rondônia

 Fapero deve consolidar estrutura de investimento em pesquisas que contribuem com a economia de Rondônia

 Autonomia financeira para as instituições de segurança e investimento em tecnologia são prioridades de governo

 Patrimônio e Regularização Fundiária são reorganizados na nova gestão estadual

 Superintendente busca celeridade em processos e quer resgatar Flor do Maracujá para o período junino

 Governo estabelece meta de redução de gastos públicos essenciais em 20%  

 Governo estimula regularização, conformidade fiscal e condições na concorrência de mercado

 Ideias com soluções tecnológicas para Rondônia é prioridade para Superintendência do Estado para Resultados

Prioridade do governador e o novo gestor da Sesau é construir um novo Hospital e Pronto Socorro João Paulo II

 Diretriz da nova gestão é atrair mais investidores para Rondônia, diz superintendente da Sedi

 Atendendo às diretrizes do governador, secretário de Planejamento quer reduzir a despesa da máquina administrativa

 Novo secretário da Educação quer fortalecer ensino médio e incentivar resultados nacionais de alta performance

 Sedam quer destravar processos de licenciamentos ambientais e dar celeridade às ações no estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Frank Néry, Robson Paiva e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Indústria, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo