Governo de Rondônia
28/03/2024

CAFEICULTURA

Secretaria de Agricultura vai adquirir mais três milhões de mudas de café clonal

27 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Para atender à Política de Incentivo ao Desenvolvimento do Estado do Estado de Rondônia, o Governo do Estado está adquirindo mais três milhões de mudas clonais de café, que serão repassadas a agricultores dos municípios rondonienses, em complemento ao Programa Estadual Plante Mais, que poderá fechar este ano com a distribuição de cerca de oito milhões de mudas para revitalização das lavouras cafeeiras.

Governo investe na renovação das lavouras cafeeiras em Rondônia

A aquisição das mudas de café do Grupo Robusta Cultivar Conillon foi aprovada na 10ª Reunião Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), que autorizou a aplicação dos recursos para aquisição das mudas, na ordem de R$4,2 milhões, provenientes do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider).

De acordo com a secretária de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol, as mudas serão repassadas a pequenos produtores da agricultura familiar e integrantes de organizações sociais rurais, principalmente daqueles municípios com aptidão para o plantio e que ainda não foram contemplados com a distribuição de mudas.

Segundo ela, a revitalização das lavouras de café tem mudado o panorama da cafeicultura em Rondônia, estimulando os produtores em razão do alcance de maior produtividade nas lavouras com a implantação das mudas clonais. O café clonal tem elevado a produtividade do café, passando de cerca de 20 sacas para cerca de 150 sacas por hectare, em média.

Na semana passada, no município de Cacoal, foram feitos os procedimentos de licitação das mudas pela Superintendência de Licitação do Estado (Supel) junto aos viveiristas produtores de mudas de café de todo o Estado. De acordo o gerente de Agricultura da Seagri, Anithoan de Figueiredo, foram habilitadas 22 empresas que concorreram a 10 lotes de 300 mil mudas cada.

As mudas, que levam cerca de cinco meses para estarem aptas ao plantio, deverão estar disponíveis entre os meses de novembro e dezembro para serem distribuídas aos agricultores interessados.

Ficará por conta da Emater-RO e das secretarias municipais de agricultura o levantamento das demandas qualificadas das mudas, para repasse aos interessados. Para o plantio do café clonal devem ser observadas orientações a serem repassadas pelos técnicos da Assistência Técnica. São informações sobre plantio, tratos culturais, condições de solo, entre outras, que demandam acompanhamento específico para a condução satisfatória das lavouras.

Leia mais notícias da Seagri


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirian Franco
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Ecologia, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo