Governo de Rondônia
19/04/2024

ALINHAMENTO

Secretaria de Desenvolvimento Ambiental capacita técnicos de seus Escritórios Regionais durante a Rondônia Rural Show

23 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O primeiro dia da 8ª Rondônia Rural Show, aberta oficialmente na quarta-feira (22), foi marcado por capacitações no estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) junto aos técnicos dos escritórios regionais (Erga) presentes na feira.

O início dos trabalhos se deu com a capacitação em vistorias de empreendimentos, administrada pelo coordenador de Licenciamento e Monitoramento Ambiental,Abimael Ribeiro, onde foram apresentadas questões fundamentais do licenciamento ambiental em diversos tipos de empreendimento, inclusive os que envolvem piscicultura. Além disso, um técnico da coordenadoria apresentou passo a passo como a vistoria deve ser realizada e alguns cuidados que os técnicos precisam ter, como a resolução da foto, documentação necessária e sancionou dúvidas dos presentes quanto às vistorias. O objetivo dessa capacitação junto aos Ergas é nivelar a forma de trabalho da Secretaria, de modo que um técnico de Machadinho d’Oeste trabalhe da mesma forma que um técnico em Porto Velho, e a mensagem da Sedam seja passada de forma unificada.

Além dos técnicos da Secretaria, as capacitações também contam com a participação de usuários dos serviços da Sedam e estudantes, que buscam entender melhor a forma como a Secretaria desenvolve os seus trabalhos.

Fora as capacitações, foi realizada uma apresentação pela Coordenadoria de Recursos Hídricos, na qual foi exposto conceitos básicos sobre Comitês de Bacias Hidrográficas, a importância da água e a forma como um comitê pode ajudar na sua preservação e com espaço para os questionamentos do público.

As atividades do dia foram encerradas com um mini-curso sobre o módulo do PRA (Programa de Regularização Ambiental) que compreende o conjunto de ações a serem desenvolvidas por proprietários e/ou possuidores rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental de seus imóveis rurais. Essas ações serão supervisionadas pelos técnicos da Secretaria, através desse módulo. Além de direcionada aos técnicos dos Escritórios Regionais da Sedam (ergas), a capacitação também é oferecida a profissionais e estudantes das áreas de agronomia, biologia, engenharia florestal, engenharia ambiental, gestão ambiental e técnico ambiental.

As atividades no estande continuam até o dia 25 (sábado) confira abaixo a programação da Sedam para os próximos dias.

Leia também:

 Mais de cem pessoas visitam estande da Secretaria de Justiça no primeiro dia da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Ponte sobre o Rio Madeira será concluída, afirma governador do Acre durante a Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Fortalecimento de municípios para estrutura e setor de produção chega com maquinários entregues pelo governador

 “Homem do campo informado é homem do campo seguro” é massificado pela Polícia Militar na Rondônia Rural Show

 Departamento de Estradas de Rodagem marca presença na 8ª Rondônia Rural Show e divulga ações nas frentes de serviço

 Detran presta serviço e realiza educação de trânsito na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Potencial de Rondônia para o comércio internacional será destaque das comitivas na Rondônia Rural Show

 Rondônia Rural Show abre os portões com mais de 500 stands, três caminhos de cadeias produtivas, exposição de animais e vitrine tecnológica

 Ao abrir oficialmente a Rondônia Rural Show, governador fala das expectativas e crescimento econômico do Estado

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Fotos: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação


Compartilhe


Pular para o conteúdo