Governo de Rondônia
20/04/2024

MEIO AMBIENTE

Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia intensifica fiscalização contra desmatamento

31 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Fiscalização ocorre em todo o estado

Fiscalização ocorre em todo o estado

Desde fevereiro a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) desenvolve a ação desmatamento ilegal zero, obtendo bons resultados na redução do desmatamento, devido a fiscalização, que a partir de agora será contínua.  Apenas neste período foram lavrados 103 autos de infração que totalizaram mais de R$ 3,5 milhões em multas, com apreensão de 142 m³ de madeira, além de dois tratores, 12 caminhões, 2 motosserras. O total de área desmatada chegou a 525 hectares. As ações têm apoio do Batalhão Ambiental.

Há poucos dias, a Sedam passou a contar com um helicóptero para agilizar as ações de fiscalização e apreensão dos responsáveis por crimes contra o meio ambiente. Segundo o secretário Vilson Machado, há pouco tempo, a fiscalização ocorria com a equipe viajando de carro, mas com a aeronave, “poderemos surpreender e pegar o flagrante”.

Para o secretário, não há mais obstáculos para os desmatadores, pois eles possuem uma logística invejável, não parando o desmate nem no período chuvoso. Ele sugere que as penas para os crimes ambientais sejam revistas e busquem ser mais rigorosas pois atualmente elas não surtem o efeito pedagógico que se espera.

Neste primeiro trimestre do ano a Sedam desenvolveu ações em vários municípios e distritos como o Vale do Jamari, região de Buritis, Nova Mamoré e Porto Velho (Rio Pardo), por serem áreas críticas de desmatamento. Segundo Machado, é preciso que “se conclua o trabalho de regularização fundiária para que se possa criminalizar o verdadeiro proprietário que ocasionou o crime ambiental”.  Sem isso, complementou, a sensação de impunidade continuará.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo