Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação apresenta calendário para início do ano letivo nas escolas do Baixo Madeira e zona rural de Porto Velho

20 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

 

Gestores escolares e professores que trabalham em escolas localizadas nos distritos do Baixo Madeira participaram, na última segunda-feira (18),de uma reunião promovida pela Coordenação Regional de Educação de Porto Velho (CRE/PVH), em seu auditório, e que contou com a participação da equipe de Formação do Núcleo de Apoio. A CRE/PVH apresentou o calendário para início do ano letivo nas escolas do Baixo Madeira e zona rural.

A coordenadora da CRE/PVH, professora Paula Fernanda Benarrosh, e a gerente pedagógica da CRE/PVH, professora Anna Johnson, trataram de diversos assuntos relativos ao acompanhamento pedagógico dos alunos, especialmente das escolas  instaladas no Baixo Madeira.

Durante a reunião, a professora Marcelle Pereira, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), fez a apresentação de um programa de extensão em defesa do patrimônio cultural dos ribeirinhos, em que consta: educação, memória e cidadania dos envolvidos  no Baixo Madeira.

Por sua vez, a professora Michele Tolentino e o poeta Elizeu apresentaram e explanaram o projeto “Desvendando Talentos” em que houve os relatos de experiência.

A chefe do Núcleo de Apoio à CRE/PVH,  professora e pesquisadora Chirlane Nobre Belo, disse que ocorreu a discussão do calendário unificado e atividades pedagógicas das escolas da zona rural, haja vista que o ano letivo tem início no dia 1º de abril e a determinação do secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, é que haja o fiel cumprimento da carga horária. O calendário foi apresentado e aprovado pelos presentes.

Nesta quarta-feira (19) ocorre o relato de experiência explanado pela professora Jana Gusmão, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio General Osório, sobre o Festival Estudantil Rondoniense de Arte (Fera) e os Jogos Escolares de Rondônia (Joer); enquanto a professora Ludicéia, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Desmorest Passos abordou experiência “Aprendizagem ao Longo da Vida”.

O secretário Suamy destaca que o a Lei nº 9.394/1996 adequa a educação da zona rural e, para tanto, o sistema de ensino promove adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural em cada distrito e núcleos rurais.

Leia mais sobre a educação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonio Queiroz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo