Governo de Rondônia
Terça, 17 de setembro de 2019

PREPARAÇÃO

Secretaria de Educação inova com formato de aulões itinerantes para atender escolas do interior de Rondônia

23 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Aulões itinerantes irão atender alunos do interior

A Secretaria de Educação de Rondônia tem expectativa de movimentar nos meses de abril e maio centenas de estudantes que serão envolvidos em três rodadas de aulões itinerantes, um novo formato para atender à comunidade estudantil do interior do Estado com a preparação para avaliações externas.

Os aulões itinerantes diferem do aulão realizado em parceria com faculdades e dos aulões convencionais organizado pela própria escola; essa ação tem como finalidade atender aos municípios que ainda não possuem a cultura das aulas ministradas para grandes públicos estudantis com foco em avaliações, e ainda disponibilizará docentes com experiência na Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada nas avaliações do ENEM.

O primeiro ocorreu na cidade de Ji Paraná, e mais dois estão previstos para acontecerem nas cidades de Guajará Mirim, dia 30 de Abril, e Jaru, no dia 15 de Maio.

ENEM

Este ano a Secretaria de Estado da Educação por meio da Diretoria Geral de Educação estará intensificando a realização de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb em várias Coordenadorias Regionais de Educação do estado visando preparar os estudantes para obtenção de melhores resultados no Enem e elevar o número de matriculas na educação superior.

O Enem é a porta de entrada dos estudantes do Ensino Médio para o ingresso em instituições de ensino superior por meio dos programas SisuProuni e Fies, assim sendo, a Seduc tem preparado os mesmos para terem êxito nesta avaliação possibilitando a eles o prosseguimento dos estudos para o nível superior.

SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi aplicado pela primeira vez no país na década de 90 e permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação e, quando possível, para os municípios e escolas. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

Nesse sentido a Subgerência de Ensino Médio está organizando junto as Coordenadorias Regionais de Educação os aulões itinerantes, que é uma ação do Projeto Mandando Bem no Enem, nos quais contará com a presença de professores com expertise nas áreas do conhecimento, baseada na Matriz de Referência do ENEM, através dos itens com situações-problemas relacionadas ao conteúdo programático definido para o Ensino Médio.

Leia mais:

Professores da rede estadual podem se inscrever em Mestrado em Letras da Unir até 6 de maio

Aulão prepara estudantes de Ji-Paraná e de Presidente Médici para prova do Exame Nacional do Ensino Médio


Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Arquivo Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Educação, Governo, Municípios, Rondônia


Compartilhe