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26/04/2024

EDUCAÇÃO

Secretaria de Estado da Educação presente na Agenda de Aprendizagem do Conselho Nacional de Secretários de Educação

13 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O encontro auxiliará nas estratégias adotadas para melhorias na educação doEstado.

A presença da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) na reunião denominada Agenda de aprendizagem do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) inclui o Estado na pauta de prioridades estabelecida às secretarias estaduais de educação. A reunião do Consed ocorreu entre os últimos dias 11 e 12, em Brasília, e contou com a participação do secretário da Seduc, Suamy Vivecananda.

Como parte da Agenda de Aprendizagem, os secretários de Educação ainda se comprometeram junto ao Consed, a apresentarem nos próximos dias o planejamento das atividades escolares, detalhando as prioridades, os pontos fundamentais baseados nas peculiaridades de cada região e estado. A presidente do Consed, secretária do Mato Grosso do Sul, Cecília Motta, afirmou que os documentos serão entregues ao ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

Entre os pontos tratados na Agenda de Aprendizagem, destacam-se a continuidade do Programa de Fomento às Escolas de Tempo Integral (EMTI), a manutenção do calendário das avaliações de larga escala e o apoio para a construção dos currículos do Novo Ensino Médio (abaixo da definição de cada um).

FOMENTO ÀS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL (EMTI)

Foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016. O Programa tem o objetivo de apoiar os sistemas de ensino público dos estados e do Distrito Federal a oferecer a ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada do estudante. Para isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transfere recursos financeiros para apoiar a implantação de escolas de ensino médio em tempo integral pelas secretarias estaduais de Educação.

Em Rondônia, 11 escolas fazem parte do Programa Escola Novo Tempo – Ensino Médio em Tempo Integral, que teve início em 2016 com a proposta de melhorar a qualidade do ensino. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as escolas contempladas com o projeto são: Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (EEEMTI) Simon Bolivar – Guajara Mirim, EEEMTI – Brasilia – Porto Velho, EEEMTI – Heitor Villa Lobos – Ariquemes, EEEMTI – Capitão Silvio de Farias, EEEMTI – Alejandro Yague – Ji Paraná, EEEMTI 7 de Setembro – Espigão do Oeste, EEEMTI Josino Brito – Cacoal, EEEMTI Marechal Cordeiro de Farias – Pimenta Bueno, EEEMTI Juscelino Kubitschek – Alta Floresta, EEEMTI – Candido Portinari – Rolim de Moura e EEEMTI Marechal Rondon – Vilhena.

O QUE É AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA?

Nas últimas décadas, paralelo às avaliações tradicionais, outro procedimento de avaliação educacional tem ganhado espaço: são as avaliações externas, geralmente em larga escala, que têm objetivos e procedimentos diferenciados das avaliações realizadas pelos professores nas salas de aula. Entre esses objetivos, destaca-se a certificação, o credenciamento, o diagnóstico e a rendição de contas. Essas avaliações são, em geral, organizadas a partir de um sistema de avaliação cognitiva dos alunos e são aplicadas de forma padronizada para um grande número de pessoas, entre os quais estão alunos, professores, diretores, coordenadores.

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Fonte
Texto: Dani Constantino
Fotos: Eduardo Colin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


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