Governo de Rondônia
28/03/2024

PREPARATIVOS

Secretaria de Justiça faz os últimos preparativos para estrear na 8ª Rondônia Rural Show

16 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O artesanato produzido por apenadas chama a atenção pelo fino acabamento.

É intensa a rotina de trabalho da equipe da Gerência de Reinserção Social (Geres), da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), quanto aos preparativos para a 8ª Edição da Feira Rondônia Rural Show que acontece de 22 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

A equipe faz os últimos ajustes para a conclusão das atividades que estarão na programação do espaço da Sejus no evento. “Quem visitar nosso estande vai se surpreender com os materiais produzidos por reeducandos do sistema prisional do Estado. São produtos de qualidade que merecem visibilidade, além dos trabalhos que são desenvolvidos pela Secretaria de Justiça, através da Geres, com cursos de qualificação profissional”, destacou Túlio Rogério, gerente de Reinserção Social.

Os trabalhos feitos pelos apenados já foram coletados nas unidades prisionais e enviados a Ji-Paraná. Os visitantes vão poder conferir uma parcela dos investimentos que a Sejus vem realizando no que tange à capacitação de apenados. “Dando condições de trabalho aos reeducandos no intramuros estamos contribuindo para que se sintam, de certa forma, úteis perante à sociedade. Quando o apenado sai do sistema prisional com uma profissão, a possibilidade de cometer novos delitos é pequena, e todos saem ganhando. Nossa intenção é mostrar à sociedade que o ócio pode ser expurgado dos presídios”, reiterou Etelvina Rocha, secretária de Justiça.

No estande da Sejus na Rondônia Rural Show os visitantes vão encontrar produtos com o mais fino acabamento, onde se destacam os móveis feitos

Fazenda Futuro, uma estratégia de reinserção social sob a responsabilidade da Sejus

em madeira e fibras, os mais variados tapetes nos estilos romano e grego, como também a sensibilidade da mulher impressa nas bonecas de pano produzidas pelas detentas do Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça de Porto Velho, além de toalhas e caminhos de mesa em ponto cruz. Há ainda muitos outros trabalhos que estarão sendo expostos.

FAZENDA FUTURO

No maior evento do agronegócio da região Norte, a Sejus aposta na visibilidade dos trabalhos desenvolvidos na Fazenda Futuro, onde reeducandos ampliam atividades agrícolas, com a produção de mudas de árvores frutíferas e verduras. Na Fazenda Futuro há várias plantações de Abacaxi, manga, cacau, açaí, pupunha, banana entre outras culturas.

Há quase um ano o projeto recebeu o investimento para a criação de tambaqui e pirarucu em tanque lona suspenso. “Queremos atrair visitantes e autoridades nacionais e internacionais para o trabalho que é desenvolvido em Rondônia no sistema prisional pelo reeducando e quem sabe abrir caminhos para exportar essa produção”, acrescentou a secretária.

Leia mais:

 Produtos fabricados por detentos serão expostos na Rondônia Rural Show

 Alunos contarão com mediação tecnológica no estande da Seduc durante a 8ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Sedi lançará na Rondônia Rural Show estudo de oportunidades de negócios e palestras para aumentar presença do Estado no mercado exterior

 Instalações de estruturas começam a dar forma à 8ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Frank Nery e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Lazer, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo