Governo de Rondônia
18/04/2024

REINSERÇÃO SOCIAL

Secretaria de Justiça oferece curso de corte e costura para internas da Penitenciária Feminina de Porto Velho

04 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Apenada participa da aula inaugural de corte e costura da Sejus.

A Secretaria de Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Reinserção Social e seus núcleos de capacitação às mulheres em privação de liberdade e egressas do sistema prisional, realiza junto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) um projeto que dará condições as apenadas de ter uma profissão depois que cumprirem o tempo de pena estabelecido por lei.

Para o diretor de programas e projetos de extensão do Ifro, Sérgio Francisco Loes Franzin, é um orgulho cooperar com este papel social. “Porque nós temos condições de implantar uma sala de aula em qualquer lugar. Queremos capacitar duas mil mulheres. Mas começaremos com 23. Nós temos o Estado de Rondônia como parceiro e vocês aproveitem a oportunidade que a Sejus está oferecendo a você, apenada, e se dediquem ao curso de corte e costura”, orientou o diretor do Ifro.

A aula inaugural de empoderamento da mulher carcerária foi ministrada no início do mês de setembro dentro da Penitenciária Feminina de Porto Velho e com a presença da secretária-adjunta da Sejus, Sirlene Bastos. Ela abordou a importância de ressocializar a mulher, pois é a norteadora da família. “A mulher não abandona os seus e certamente a família sente falta da mãe, esposa. Você precisa sair daqui transformada para que amanhã não sejam seus filhos cumprindo pena no sistema prisional”, disse Sirlene.

Para o professor Marcos Aparecido Atiles Mateus, diretor-geral do Ifro, só o conhecimento é capaz em ampliar o horizonte das ideias. “O filósofo René Decartes disse que nosso mundo é do tamanho do nosso conhecimento. Se não buscarmos ler e fazer outras coisas inovadoras, acabamos ficando limitados. Não mediremos esforços para ajudar vocês, mas a decisão em se tornar uma pessoa melhor só depende de vocês que participarão deste curso de corte e costura”, acrescentou Marcos.

O gerente da reinserção social Anderson Dias agradeceu a diretora-administrativa da penitenciária feminina, Cristiane Garcia e a Iza Celesti Severino Bello, ambas responsáveis pelas ações sociais oferecidas pela Secretaria de Justiça, que não medem esforços em incentivar as reeducandas a começar e terminar o curso proposto. Afirmou Anderson ao elogiar o trabalho realizado dentro da unidade prisional feminina.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Léia Castro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Educação, Governo, Justiça, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo