REPRESENTATIVIDADE

Secretária de Rondônia é eleita vice-presidente da região Norte no Fórum Nacional de Assistência Social

21 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A secretária da Assistência e do Desenvolvimento Social de Rondônia, Hérika Fontenele, foi eleita vice-presidente da regional Norte do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), em eleição realizada durante a primeira reunião da nova gestão do Fórum, nos dias 15 e 16, em Brasília. O encontro reuniu gestores estaduais e municipais do serviço social, conselheiros, pesquisadores e profissionais envolvidos com o tema.

Secretária Hérka com o presidente do Fonseas,  Josbertini Clementino

Secretária Hérka com o presidente do Fonseas, Josbertini Clementino

Os debates contribuem para o fortalecimento das funções de gestão dos estados e Distrito Federal na implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) por meio da difusão de orientações, informações técnicas e pactuações, especialmente aquelas que implicam cooperação federativa.

Nessa nova gestão foram criadas comissões numa demonstração clara de descentralização para que o Fórum possa ser assistido com muito mais transparência. Foram quatro comissões sugeridas pelo presidente, e aceitas pelo colegiado.

Também foram propostos a instalação das comissões de articulação e divulgação das ações nos municípios; a de articulação com o parlamento federal para acompanhamento dos projetos de lei e Propostas de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional; e o monitoramento do Suas no âmbito dos estados. “Precisamos acompanhar a situação social nos estados para que possamos identificar os desafios, e traçar estratégias de ação de fortalecimento do Suas nos estados e Distrito Federal”, ressaltou o presidente do Fonseas, Josbertini Clementino.

Na reunião, também foi definida a participação de Rondônia na comissão que fará acompanhamento e monitoramento do Suas.

Para a secretária Hérika, o trabalho pela política de assistência social é gratificante e apaixonante. “Vamos trabalhar fortemente com os demais secretários da região Norte para garantirmos uma boa representatividade no Fórum e, assim, defendermos os interesses dos nossos estados junto ao governo federal para que as pactuações atendam às especificidades da nossa região”, pontuou a secretária.

O Fonseas é composto por um conjunto de gestores responsáveis pela coordenação e execução da política de assistência social. De forma integrada, as ações contribuem na definição de diretrizes e processos que favoreçam o aprimoramento desta política em território nacional, participando de pactuações e de deliberações dos interesses públicos relativos à proteção social.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Fonseas