Governo de Rondônia
28/03/2024

MUTIRÃO

Mais de 2 mil pacientes são atendidos em mutirão de ressonância no Estado

03 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Paciente de Ouro Preto que aguardava há dois meses realizando exame no tornozelo

Uma boa notícia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão na fila de espera para realização dos exames de ressonância magnética e ressonância de sedação: a Secretaria de Estado da Saúde está realizando um mutirão de atendimento no Estado. Os serviços tiveram início no dia 26 de junho e prosseguem até dia 4 de julho. Serão beneficiados cerca de 2,2 pacientes que aguardavam através do Sistema de Regulação Nacional (SISREG) para a realização dos procedimentos.

Fernando Máximo, titular da Sesau, explicou que este é um dos exames que possui uma das maiores demandas. “Depois de realizarmos um levantamento e com o controle de gastos que fizemos, foi possível abrir estas vagas e assim atender esta demanda de pacientes de 29 municípios das regiões Central, Vale do Anari e Madeira Mamoré”, destaca.

Os exames estão sendo realizados em duas clínicas terceirizadas com uma equipe de quatro técnicos, chegando a uma média de 120 ressonâncias por dia. Cada exame demora cerca de 30 minutos e os laudos são entregues em até três dias úteis. As ressonâncias mais pedidas são de crânio, pelve, coluna e joelho.

A aposentada Cecília Vaz de 56 anos é moradora de Ouro Preto do Oeste e tem tendinite, já passou por duas cirurgias e estava aguardando na fila para realizar a ressonância no tornozelo há meses. ” Me avisaram por telefone que seria dia 03 de julho meu exame e ai já me preparei e fiquei surpresa por conseguir logo”, disse ela.

A gerente estadual de regulação, Kênia Ribeiro, explica que assim como o caso da aposentada de Ouro Preto, outros pacientes que estão no sistema estão sendo chamados. “Essa é outra boa notícia, com esse mutirão conseguimos equilibrar a fila de espera, pois esse exame complementar é muito importante para o diagnóstico do paciente”, explicou a gerente.

Ela ressalta que é importante que as pessoas mantenham seus dados atualizados nas unidades de saúde pois a comunicação é feita por telefone, e que também compareçam na data agendada, o transporte até a capital é realizado através das Secretarias Municipais de Saúde.

REGIÕES ATENDIDAS 

Região Central: Ji-Paraná, Ouro Preto, Mirante da Serra, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Vale do Paraíso, São Miguel, Alvorada, Presidente Médici.
Vale do Anari, Theobroma, Jaru e Governador Jorge Teixeira.

Vale do Jamari: Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulância, Campo Novo de Rondônia, Monte Negro, Machadinho, Cujubim, Rio Crespo.

Madeira Mamoré: Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Itapuã, Candeias do Jamari.

Leia mais:

Engenheiros da Sesau realizam estudos para viabilização do tráfego para o novo João Paulo II

Secretaria Estadual de Saúde prorroga concurso público realizado em 2017 por mais dois anos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo