Governo de Rondônia
18/04/2024

SEMANA COMUNITÁRIA

Secretaria de Segurança destaca importância da polícia comunitária em palestra no Orgulho do Madeira

28 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário adjunto da Segurança, coronel Adilson, em palestra para síndicos e moradores do Orgulho do Madeira

Secretário adjunto da Segurança, coronel Adilson, em palestra para síndicos e moradores do Orgulho do Madeira

“Polícia Comunitária e Sociedade”. Este foi o tema da palestra ministrada na noite de sexta-feira (24) pelo secretário adjunto da Segurança, defesa e Cidadania, coronel Adilson Bandeira Pinheiro, no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho. A abordagem teve como foco os síndicos e moradores do residencial, como parte integrante da Semana Cidadã, realizada pela subchefia da Casa Civil do governo do estado.

Especializado em polícia comunitária, o adjunto da Sesdec falou sobre segurança pública e a necessidade de integração das instituições policiais com a sociedade.

A palestra, assim como o policiamento ostensivo e outras ações de segurança, foram as colaborações da secretaria nas atividades da Semana Cidadã realizada de 20 a 25 deste mês no residencial, com a participação de órgãos, governamentais e não governamentais.

O coronel Adilson abordou os conceitos da filosofia do modelo de polícia comunitária que reforça a importância de ações preventivas, não policiais, que somadas às ações repressivas policiais resultam na aliança entre o cidadão e o estado, promovendo a base da convivência, que, segundo ele, é a confiança.

O tenente-coronel Davi Moroni, coordenador estadual de Polícia Comunitária, enfatizou a importância do envolvimento das lideranças e da comunidade como um todo, com o trabalho da Polícia Comunitária local.

A síndica Iraci Dias disse que as palestras e trabalho da polícia têm sido bons para os moradores. E ressaltou a importância da segurança para a comunidade.

Para o titular da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis, a ação no Orgulho do Madeira representa uma nova filosofia de políticas para segurança, tendo em vista que o trabalho integrado resulta em benefícios diversos para os moradores do residencial.

Dez órgãos do governo, 15 órgãos da prefeitura da capital e quatro entidades do Sistema “S” participaram da Semana Cidadã desde a abertura, de acordo com a subchefe da Casa Civil, Cira Moura.

Segundo ela, o fato de quase 30 instituições estarem envolvidas na realização do evento, demonstra a importância da “Semana Cidadã” para os moradores do Orgulho do Madeira. O Banco do Povo e o Banco da Amazônia também são parceiros da ação.

Moradores participaram de várias atividades durante uma semana

Moradores participaram de várias atividades durante uma semana

No sábado, foram oferecidos vários serviços na área da segurança, além de confecção de documentos pessoais. No empreendedorismo, por exemplo, 1.600 pessoas foram atendidas, no residencial, que já conta com  mais de 1.700 famílias residindo.

“As ações do governo são para consagrar o que se pretende construir juntos, que é a plataforma de governança do residencial Orgulho Madeira, que consiste na execução de ações de natureza contínua”, ressaltou Cira Moura.

João Carlos, 26 anos,  morador do Orgulho de Madeira, lembrou que todas as famílias precisam dessas ações, por serem de baixa renda e muitos estão desempregados. “Estou nessa reunião procurando informações com o intuito de me inscrever no programa de incentivo ao micro empreendedor proposto pelo Sebrae”.

Leia mais:
Êxito de ações de cidadania incentiva moradores do Orgulho do Madeira à sustentabilidade social


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Evento, Governo, Inclusão Social, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo